fbpx
Dicas_de_escrita_4
Conteúdos Paco,  Serviço

Dica de português sobre Cacofonia

Você já deve ter percebido que algumas expressões podem emitir um som um tanto estranho, até mesmo desagradável. E isso não tem relação com as palavras em si, ou seu significado, resulta de combinações dos fonemas. Isso é o que chamamos de Cacofonia.

Na comunicação textual ou verbal precisamos optar por construções que permitam qualidade, evitando a emissão de ruídos. Por isso podemos considerar a Cacofonia um vício de linguagem, o qual pode trazer problemas mais graves, como duplo sentido, constrangendo o falante.

Exemplos de Cacofonia

Se você ainda está em dúvida, vai compreender exatamente o que é esse ruído de comunicação lembrando da famosa frase “uma mão vai na cabeça”, da música muito popular. Pois bem, lendo é claro o significado, mas ao ler em voz alta conseguimos identificar o duplo sentido.

  • “Ela tinha um sotaque lindo. “
  • “Vamos distribuir laranjas, uma por cada pessoa.”
  • “A fé de nosso povo é forte.”

Lendo pode ser que isso não aconteça, mas quando realizamos uma leitura em voz alta percebemos que até o sentido das palavras pode soar diferente. Daí a importância de entender o problema e classificar como um vício de linguagem. Como vimos, além de soar estranho, pode comprometer o sentido.

Substituindo termos cacófatos

Você já percebeu que a comunicação fica prejudicada quando falamos as frases com Cacofonia, mas muitas delas podem ser ajustadas facilmente. Pensando nisso, vamos resolver um exercício juntos para que perceba o quão é simples alterar as palavras que produzem os sons desagradáveis.

  • “Não vi ela passando por aqui.”
  • “Não a vi passando por aqui.”
  • “A boca dela é muito bonita.”
  • “A boca de (nome da pessoa) é muito bonita.”
  • “Eu estendi uma mão para alcançar o armário.”
  • “Eu estendi uma única mão para alcançar o armário.”

Como combater a Cacofonia?

Quanto mais tivermos contato com a leitura e a escrita, maior a facilidade em construir expressões, porque aumentamos o nosso vocabulário. Por isso, uma dica para evitar a Cacofonia é prestar bastante atenção na formulação de frases, escrevendo ou falando, para não cometer esse deslize.

Outro ponto interessante é que a nossa dicção também pode fazer toda a diferença. Afinal, alguns ruídos de fala podem ser combatidos com as pausas devidas na hora de falar, no capricho em pronunciar cada palavra na hora da comunicação.

Quando falamos ou escrevemos queremos que as pessoas entendam a totalidade da mensagem. Para além disso, queremos que as palavras também sejam agradáveis, bem como desejamos ouvi-las. Assim, precisamos contar com esse tipo de conhecimento para estarmos preparados para combater esse vício.

A Cacofonia parece inofensiva, mas pode alterar o sentido de uma frase, tornado um momento constrangedor para falante e ouvinte. Estude o tema para utilizar construções sem medo. Afinal, quando o um erro como “uma mão vai na cabeça” surge, podemos até rir da situação.

Por outro lado, o duplo sentido pode ser em outra direção, o que é melhor ser evitado. Essas foram, portanto, as nossas dicas para que você compreenda sobre a Cacofonia e melhore seu conhecimento sobre a linguagem.

Achou interessante? Não esqueça de acompanhar nosso blog para mais!

Livros com 60%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.