Conteúdos Paco,  Serviço

Dia internacional da alfabetização

Os sistemas escolares tendem a assentar numa tensão constante entre os paradigmas pedagógicos tradicionais e os desafios da inovação pedagógica. Estas tensões manifestam-se, por exemplo, entre modelos curriculares clássicos, baseados em conteúdos rígidos, estáticos concebidos para uma exploração previamente definida, formatada. E outros modelos de currículos dinâmicos de exploração aberta e orientada por objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento de competências. A coexistência destes dois modelos ajuda a perceber os desafios que enfrenta a formação de professores. A dinâmica e a diversidade de contextos, de pedagogias, de experiências exige que os professores tenham de aprofundar os seus conhecimentos e competências numa dinâmica de aprendizagem ao longo da vida. António Dias Figueiredo, no seu blogue, sublinha que “Os progressos das últimas décadas nas ciências da educação e nas neurociências apontam para uma desvalorização rápida das pedagogias magistrais, a favor das pedagogias de nova geração, que, por sua vez, se revelam adaptadas para serem exploradas tanto presencialmente como online.” A formação dos professores torna-se, pois, um fator crítico na qualidade dos sistemas educativos. Para tal, concorrem processos como a colaboração, a consolidação de comunidades de prática, os processos de coaprendizagem e o desenvolvimento de uma atitude investigativa reflexiva. Evidenciando, assim, a centralidade da experiência dos professores nos processos de desenvolvimento ou de “(trans)formação” profissional (expressão de Flávia Vieira, num artigo publicado em 2011) numa ressignificação sempre transitória e inacabada.

Texto de Jurema Belli, Susana Henriques e Cláudia Neves

Confira abaixo o livro sobre o tema disponível em nossa loja:

Formação de professores e inovação pedagógica, é uma obra organizada em oito capítulos, dividida em dois eixos temáticos, que consideram; “os contextos, processos e a evolução pedagógica” e a formação de professores, com o objetivo de apresentar reflexões a respeito da formação docente e suas práticas pedagógicas, destacando a importância de inserção de novas metodologias em sala de aula, formando novos profissionais de educação, com diferentes habilidades.

COMPRAR

Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *