O livro nasce a partir da experiência dos autores com a inovação pedagógica, traça uma relação importante entre os hábitos de lazer dos professores como um vetor para práticas inovadoras pautadas em atividades maker’s e lúdicas.
Nesta pesquisa revemos as práticas pedagógicas dos professores, para trabalhar de forma diversa daquela em que foram formados, estimulando os estudantes a buscar o conhecimento por meio de desafios educacionais criativos que lhes permitam fazer associações entre seus hábitos de lazer e as necessidades inerentes do estudo formal. A pesquisa encontrou na dinâmica dos Jogos de RPG de mesa uma convergência entre os hábitos de jogar dos alunos e as habilidades naturais de um professor também jogador.
No volume, questionamos quais práticas pedagógicas favorecem a construção de conhecimentos interdisciplinares mesmo quando aplicado em um currículo compartimentado? Qual a influência do fato de ele(a) ser jogador(a) na organização destas práticas? Como se constituiu a formação deste(a) docente para que ele/ela pudesse criar estas práticas considerando a estrutura de um jogo de RPG ou outra atividade qualquer de lazer?
Com todos estes questionamentos, o livro passa uma compreensão de como o professor que desenvolve RPGs educacionais associa sua experiência como jogador para criar suas práticas pedagógicas. Gera um entendimento de como o conhecimento tácito oriundo do hábito de lazer do professor pode ser associado ao currículo de formação docente.
Os resultados apontam para o resgate do espaço de protagonismo do docente, em específico o professor, que também joga, e que utiliza elementos gamificados em sua didática de sala de aula para criar as suas práticas pedagógicas. A partir das descobertas da pesquisa os autores consolidam o termo “DEC”, Desafios Educacionais Criativos, considerando que não existe criatividade no repertório.
Texto de Mario Augusto Pool
Confira abaixo o livro citado, disponível no catálogo de nossa Loja Virtual:
Desafios educacionais criativos, destaca as experiências obtidas por docentes a partir da inovação tecnológica, associada ao contexto educacional, assim como a inserção de alguns hábitos de lazer (como jogos, por exemplo) e o dinamismo nas atividades docentes.
Os autores buscam apresentar a relevância de atividades digitais, dinâmicas e descontraídas na construção de desafios educacionais criativos, além de alertar para o dinamismo no processo de formação de professores.
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