O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará definiu os dias 25 e 26 de abril como as datas para realização da consulta à comunidade universitária tendo em vista a elaboração da lista tríplice para reitor e vice-reitor da UFC. A decisão foi acordada em Resolução relatada pelo conselheiro Paulo Matos, votada e aprovada na manhã desta quarta-feira (22), em reunião virtual.
De acordo com o texto aprovado, a votação será eletrônica e remota, em sistema fornecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), e será realizada entre 8h e 21h dos dois dias de votação, para garantir a maior presença possível da comunidade universitária. A categoria de professores terá peso de 70% na apuração dos votos, ao passo que as de servidores técnico-administrativos e estudantes terão 15%, cada.
Conforme a Resolução nº 08/CONSUNI, a inscrição das chapas será realizada no dia 3 de abril. Nos dias 25 e 26 ocorrerá a consulta e, no dia 28 de abril, o CONSUNI volta a se reunir, desta vez de forma presencial, para elaborar a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação.
COMISSÃO ELEITORAL – A consulta será coordenada por uma Comissão Eleitoral (CE), composta por seis integrantes, três deles indicados pelo próprio CONSUNI: o presidente, de livre nomeação, e dois integrantes do Conselho. Na reunião desta quarta-feira (22), ficou definida a indicação do Prof. Roberto Sérgio Nascimento, também auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) no Ceará como presidente da Comissão. Os conselheiros indicados pelo CONSUNI foram os professores Júlio Barros e Márcio Veras.
De acordo com o presidente do CONSUNI, reitor Cândido Albuquerque, a minuta com a Resolução foi apresentada previamente aos dois pré-candidatos já anunciados publicamente – a Profª Elizabeth Daher e o Prof. Custódio Almeida – para que eles pudessem tecer críticas e apresentar sugestões. As duas indicações do CONSUNI também nasceram das chapas: Prof. Márcio, pela chapa da Profª Elizabeth; e Prof. Júlio, pela chapa do Prof. Custódio, de modo a garantir o equilíbrio na disputa.
As outras três vagas da CE serão ocupadas por um representante dos docentes, indicado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC); um representante dos servidores técnico-administrativos, indicado pelo Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) e um representante dos estudantes, este último indicado pelo reitor.
A Comissão Eleitoral contará com até três assessores especiais. Ela também nomeará um representante e um suplente nos campi do Benfica, Pici, Porangabuçu, Quixadá, Sobral, Itapajé, Russas e Crateús para supervisionar e executar suas deliberações. O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) ficará sob a representação do Campus do Pici.
A VOTAÇÃO – A aprovação da Resolução foi dividida em três votações. Na primeira, os conselheiros aprovaram por maioria, com uma abstenção, o texto-base da resolução. Na segunda votação, por unanimidade, os conselheiros presentes fizeram alterações nos artigos 11 e 12 da minuta para incluir a votação em dois dias, bem como o horário. Por fim, também por unanimidade, foram escolhidos os integrantes da Comissão Eleitoral.
Fonte: UFC
Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.