fbpx
Nossas_autoras_Fernanda_Cardoso
Conteúdos Paco,  Serviço

Conheça os nossos autores

No catálogo da Paco temos autores e autoras de todo Brasil, com obras das mais diversas áreas e temas.

Fernanda Cardoso é uma das nossas autoras. Professora da UFABC desde 2014, ela publicou conosco “Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico”, livro de grande repercussão no qual ela traz as contribuições de nove pensadores alcunhados como pioneiros do desenvolvimento econômico.

Sobre a autora:

Atualmente é pró-reitora de graduação da UFABC. Professora da UFABC desde 2014, doutora em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP (2012), mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo IE-UFRJ (2008) e graduada em Economia pela FEA-USP (2005). Vinculada aos Bacharelados em Ciências Econômicas e em Ciências e Humanidades e ao Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Socioeconômico, História Econômica Brasileira e História do Pensamento Econômico

Livro publicado pela Paco Editorial:

Uma série de pensadores alcunhados como pioneiros do desenvolvimento, contribuíram para a formatação do arcabouço teórico do desenvolvimentismo clássico. Nesse livro, são discutidas as contribuições de nove desses pioneiros, respectivamente: Paul Narcyz Rosenstein-Rodan, Hans Wolfgang Singer, Ragnar Nurkse, William Arthur Lewis, Albert Otto Hirschman, Gunnar Myrdal, Michal Kalecki, Raúl Prebisch e Celso Furtado. São clássicos que, apesar de suas idiossincrasias e até possíveis incompatibilidades, apresentaram perspectivas do processo de desenvolvimento alternativas à neoclássica que contemplam elementos de complexidade – como análise sistêmica, heterogeneidade de agentes, efeitos cumulativos, círculos viciosos, dependência de trajetória, aprisionamento em resultados indesejáveis, dentre outros – tanto para a elaboração do diagnóstico da condição de subdesenvolvimento quanto para a indicação de estratégia para sua superação.

COMPRAR

Gostou? Fique por dentro dos nossos posts!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *