Novembro_azul
Artigos,  Conteúdos Paco

Campanha Novembro Azul

Você conhece o Novembro Azul? A campanha nada mais é do que um incentivo mundial para a prevenção e luta contra o Câncer de próstata, uma vez que no Brasil esse é o tipo de câncer que mais atinge a população masculina, de acordo com o INCA.

A campanha tem divulgação a nível internacional e tem o 17 de novembro como dia mundial do combate ao câncer de próstata, visando a conscientização do público masculino de forma educativa e preventiva.

A seguir, trataremos mais a respeito do que é a campanha Novembro Azul, como ela surgiu, seus objetivos e dados estáticos do câncer de próstata a nível nacional e mundial. Confira.

O que é o novembro azul?

O Novembro Azul é uma campanha internacional, que ocorre anualmente e tem como data dedicada ao combate mundial ao Câncer de Próstata o dia 17 de novembro.

O objetivo da campanha é alertar e conscientizar a população masculina a respeito da doença e sua gravidade, incentivando os homens a terem maiores cuidados com sua saúde.

Além disso, a campanha tem como simbologia um bigode e um laço de cor azul e durante todo o mês de novembro são desenvolvidas diversas ações informativas para auxiliar na disseminação da informação para todos os homens.

Como surgiu a campanha Novembro Azul?

A campanha contra o Câncer de próstata; Novembro Azul teve seu surgimento em 2003 na Austrália através de dois amigos, que tinham a intenção de iniciar uma campanha de cuidados e diagnóstico precoce de doenças que atingiam a saúde masculina.

A campanha chegou ao Brasil em 2008 com o Instituto Lado a Lado pela Vida, e a partir disso, o Ministério da Saúde se interessou em abordar de forma integral a saúde masculina.

Foi desta forma que o Instituto Lado a Lado pela Vida começou a idealizar campanhas que pudessem desmistificar o “preconceito” a respeito do toque retal. De início, a campanha tinha o seguinte lema: “Um Toque, Um Drible” e tinha ações voltadas para a divulgação de materiais informativos.

E foi assim, que o Novembro Azul teve sua primeira campanha visando capacitar o público masculino para entender a importância da prevenção contra o Câncer de próstata e acabar com o preconceito a respeito do exame de toque.

Qual o objetivo por traz da campanha?

O principal objetivo do Novembro Azul é encerrar tabus e crenças limitantes, que por muitos anos foram disseminados socialmente, fazendo com que homens acreditassem que não precisavam cuidar da saúde.

O câncer de próstata, por sua vez, é a doença que mais mata homens no Brasil, e todas as ONGS, empresas e o Ministério da Saúde buscam, por meio de um trabalho intensivo, diminuir a quantidade de mortes anuais.

Dados da causa no Brasil e no Mundo

Em levantamento de dados colhidos pelo INCA, calcula-se que surgiram cerca de 65.840 novos casos no ano de 2020, o que corresponde a cerca de 29,2% dos tumores diagnosticados em homens, já o número de mortes ficou por volta de 15.983 no ano de 2019 no Brasil.

Se tratando da doença a nível mundial, o câncer de próstata é o segundo câncer que mais atinge os homens, em dado mais específicos, houve uma média de 1,3 milhão de novos casos no ano de 2018.

Ao levarmos esses dados em consideração, vemos a necessidade de uma campanha contra o câncer de próstata que se estenda por toda a população mundial de fato, e que muitos homens consigam realizar o diagnóstico antecipado.

Gostou? Fique por dentro de mais textos como esse em nosso blog.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *