fbpx
Agenda_blog
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Baseado em pesquisa acadêmica, documentário “Vozes” estreia em abril

“Por vezes, o conhecimento acadêmico pode ser de difícil acesso, com linguagens ininteligíveis e organização confusa para públicos não acadêmicos. Assim, pensamos que um filme que desse voz às próprias pessoas que constroem o campo do esporte para o desenvolvimento e a paz na América do Sul seria interessante”. As palavras são do professor Billy Graeff, que lança em abril o filme em média-metragem “Vozes” (2022), sua estreia na direção de documentários.

Desenvolvido em três línguas, o filme é baseado na pesquisa “Vozes do Esporte para o Desenvolvimento da América do Sul e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, liderada pela FURG, com o envolvimento de outras cinco universidades.

“Vozes” reúne depoimentos de profissionais que destacam histórias de vida, perspectivas, desafios e inspirações acerca do tema. O diretor ressalta que dirigiu o filme com o apoio de profissionais da Secretaria Geral de Educação a Distância (Sead-FURG), “sem o qual nada teria sido possível”.

“Nossa ideia, com o filme, foi publicizar os resultados da pesquisa em formato que permitisse o acesso a diferentes audiências, desde estudantes de graduação a professores universitários, de participantes de projetos sociais esportivos a seus gestores, pais de participantes de projetos e o pessoal envolvido com políticas públicas, e assim por diante”, explica o realizador.

A coordenação da pesquisa que inspirou o filme foi composta, além do professor Graeff, pelos pesquisadores Arnost Svoboda e Simona Safarikova, da Palacký University Olomouc (República Tcheca). Os núcleos locais de pesquisa foram liderados pela psicóloga Katerin Cutiva Benitez (Colômbia), Lucília Matos (UFPA – Belém/PA), Aurea Augusta da Mata (UFPB – João Pessoa/PB), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Luciano Jahnecka (Udelar – Uruguai).

O filme ganhou o título internacional de “South American Voices on Sport for Development and Peace” e poderá ser visto em breve, na íntegra, através do YouTube, com legendas em português, espanhol e inglês.

Para o dia 6 de abril, está sendo preparado um evento online trilíngue, com tradução simultânea em português, espanhol e inglês. Haverá mesas redondas e um bate-papo sobre “Vozes”. Confira abaixo mais informações.

Vozes – um evento online para celebrar e discutir o esporte para o desenvolvimento e a paz

Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz – 6 de abril de 2022

Hospedado pela Universidade Federal do Rio Grande (online)

9h-10h30 (horário de Brasília) – Mesa Redonda “Esporte para o Desenvolvimento e a Paz – Desafios”

  • David Howe – Western University – Canadá
  • Carlos Miguel Perez – Fútbol Con Corazón – Colômbia
  • Coordenação: Arnost Svoboda

11h-11h30 – Bate-papo sobre o documentário “Vozes” (2022) / “South American Voices on Sport for Development and Peace”

  • Time da pesquisa e da produção do filme
  • Coordenação: Billy Graeff

12h-13h30 – Mesa Redonda “Esporte para o Desenvolvimento e a Paz Futura”

  • Holly Collison – Loughborough University – Londres, Reino Unido
  • Cora Burnett – Universidade de Joanesburgo, África do Sul
  • Barbara Schweizer – Centro de Estudos Olímpicos – Lausanne, Suíça
  • Coordenação: Katerin Cutiva Benitez – Profissional de apoio psicossocial e de gênero na Fundação Tiempo de Juego, especialista em estudos feministas e de gênero na Universidade Nacional da Colômbia

Fonte: FURG

Achou interessante? Para mais informações acesse o link aqui!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.