Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Alunos da UFPI desenvolvem carro de Fórmula 1 e participam de forma inédita de competição nacional

Um grupo de 22 alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é responsável pela montagem do primeiro carro de corrida produzido pela universidade. O projeto, iniciado em 2018, passa a ter proporções nacionais com a participação dos estudantes na 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL-TotalEnergies, que ocorre em Piracicaba (SP), do dia 10 a 14 de agosto. A equipe, batizada como Bull Racing Fórmula SAE-Ufpi, será a única do estado na competição nacional. 

O projeto propõe o desenvolvimento de um protótipo de carro de Fórmula 1, desde a sua concepção até a construção. Durante o processo, será realizada a análise estrutural do chassi de um protótipo de Fórmula SAE, para isso, será utilizado o Método dos Elementos Finitos e o software comercial ANSYS. O modelo para análise aerodinâmica será desenvolvido por meio dos Métodos dos Volumes Finitos.

Na competição, a equipe participará da primeira fase, a modalidade estática. Nessa etapa, serão apresentados os custos do projeto, o designer e a segurança do carro. Já a parte dinâmica, segunda fase da competição, não será possível esse ano porque os alunos não conseguiram levar o protótipo para São Paulo. Contudo, a participação no evento já confere grande relevância ao projeto, tendo em vista que a competição é nacional, mas associada a uma instituição internacional, a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE International).

Publicidade

Para custear os cerca de cem mil reais gastos durante o processo, os alunos se mobilizaram através de patrocínios e rifas. Além disso, a professora orientadora, Simone Santos Hoefel, do Curso de Engenharia Mecânica da UFPI, articulou junto à Universidade um espaço para servir de laboratório de experimentação para os estudantes. Após 4 anos do início das pesquisas, há a previsão de que o protótipo seja finalizado até dezembro de 2022. Atualmente, o projeto conta com 20 estudantes de engenharia mecânica e 2 estudantes de engenharia elétrica. 

A UFPI ainda cedeu uma van para o transporte dos alunos até a competição. Inicialmente seria um ônibus, mas os estudantes não preencheram 70% da capacidade e puderam ser confortavelmente acomodados na van. 

A equipe embarcou para a competição nesta segunda-feira (8). O estudante Matheus Brandão, um dos integrantes da equipe, garante estar entusiasmado com a oportunidade, afinal, é a primeira vez que um carro é produzido por alunos no Piauí.

Fonte: UFPI

Achou interessante? Acesse o link e saiba mais.

Livros com 50%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *