As mudanças no conceito de amizade ao longo dos séculos
Bárbara G. R. S. da Silva nos traz um tema pouco abordado nos dias atuais. Em seu livro A Amizade em Tempos de Tecnologia ela apresenta uma reflexão sobre o impacto que nossas relações de amizade sofrem com as novas tecnologias de interação e comunicação. Primeira a tratar do assunto no Brasil, a autora realizou um trabalho único, partindo de um estudo com pessoas da cidade de São Paulo. Além de mostrar o impacto das tecnologias, o livro nos esclarece as funções da amizade em nossa atual sociedade.
Com um panorama sobre a amizade desde a era de Platão, Bárbara detalha a cronologia do papel da amizade na sociedade, desde a Grécia, onde apenas homens podiam ser amigos, bem como em Roma, onde a amizade significava “troca de favores” ou de “afeto”. Há também o impacto nas diferenças de ideais cristãos e pagãos na compreensão da amizade no fim da antiguidade, a lealdade na idade média, até chegar aos dias atuais, onde homens e mulheres passaram a se relacionar com outras pessoas no local de trabalho, na vizinhança e, sobretudo, com familiares próximos.
O livro aborda as principais mudanças socioculturais ao longo dos séculos, evidenciando a comunicação que transcende o tempo e o espaço, não sendo mais necessário nos ver para nos comunicar. Bárbara também levanta a questão da interferência do celular no dia a dia, possibilitando a comunicação independentemente do local em que a pessoa se encontre, facilitando a aproximação entre pessoas que estão fisicamente distantes.
“Na sociedade contemporânea e urbana, a falta de tempo é comum, seja porque a rotina é exigente e desgastante, […]. Portanto, nesta sociedade, ter um amigo estável, duradouro e especialmente disponível no espaço (seja o comunicacional, seja o físico) pode significar o ponto de apoio necessário num determinado momento, no instante em que se precisa travar um contato social.”
Acreditando que função social da amizade pode ser enfraquecida à medida que o contato virtual aumenta, a autora busca entender como se inicia e se mantém uma amizade duradoura, o porquê dessas amizades existirem e a função delas. O livro traz depoimentos, relatos de experiências e opiniões de diversas pessoas adultas que usam as redes sociais para se aproximar dos amigos e como meio de distração. Tendo em vista que o sentido de amizade varia de tempos em tempos e de sociedade para a sociedade, vivemos hoje o “falar mais e com mais pessoas”, já que o “ver pessoas” requer um esforço grande dos envolvidos para um encontro face a face. Essa realidade pode afastar as pessoas mais próximas, mas pode também facilitar a aproximação de amigos que estão distantes, em outra cidade ou país. Na sociedade atual, é fundamental entender as novas dinâmicas da amizade impactadas pelas tecnologias, o que neste livro é abordado com clareza e profundidade.
Ficha Técnica
Editora: Paco Editorial
Autor: Bárbara Garcia Ribeiro Soares Da Silva
Páginas: 80
Formato: 14×21 cm
ISBN: 978-85-462-0464-9
Sobre o autor
Bárbara G. Ribeiro S. da Silva nasceu em Fartura -SP, em 1982. Fez bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo – USP, mestrado na mesma Universidade, e doutorado na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, onde realizou o estudo sobre a função social da amizade na sociedade contemporânea.