Se você está interessado em publicar um livro, com certeza já ouviu falar no termo ficha catalográfica. Mas afinal, você sabe o que é uma ficha catalográfica?
Todos os livros publicados no Brasil possuem ficha catalográfica, sendo considerada uma parte muito importante em uma publicação. Nesse artigo, iremos te ajudar a entender a sua origem, seu objetivo e quais são as informações que compõem uma ficha catalográfica.
De onde surgiu a ficha catalográfica?
A ficha catalográfica surgiu nas bibliotecas como um documento que ajuda a identificar, catalogar e localizar um livro dentro de um acervo. Inicialmente, feita em um papel resistente, a ficha contém as principais informações sobre um livro como o seu título, nome dos autores, número da edição, local de publicação, data da publicação, dentre outras. Todas as fichas catalográficas possuem um número de identificação único.
Atualmente, a ficha catalográfica é também uma parte integrante do livro. Obrigatória pela Lei nº. 10.753/2003, seja na publicação de um livro impresso ou digital, a ficha catalográfica é inserida sempre nas primeiras páginas do miolo do livro, comumente na pág 4. O documento é geralmente feito por uma bibliotecária ou pela Câmara Brasileira do Livro que presta este serviço para autores e editoras.
Quais são as informações que compõem a ficha catalográfica?
Nos livros impressos, a ficha catalográfica contém as seguintes informações:
- Título e Subtítulo da Obra
- Nome do autor
- ISBN
- Assuntos
- Número da Edição
- Editora
- Local de Publicação
- Número de Páginas
- Classificação por assunto (CDD e CDU)
Já no livro digital, além das informações acima, é necessário acrescentar:
- Formato
- Recurso Digital
- Requisição do sistema
- Modo de acesso
Qual a importância da ficha catalográfica?
Além de padronizar a catalogação do livro em âmbito nacional, a ficha catalográfica facilita a busca de informações sobre o livro e o seu controle em bibliotecas e livrarias.
Deseja publicar um livro que possua ficha catalográfica, ISBN e que atenta a todos os requisitos da Qualis/CAPES? Cliquei aqui e conheça os nossos serviços de publicação.
7 Comentários
Pingback:
Gael Ribeiro
Olá, espero que encontre-se bem. Gostaria de agradecer o conteúdo da página. Cheguei ao site porque publiquei um livro pela Chiado Books, só me deparei com a falta da ficha de catalogação quando tentei me inscrever no Jabuti e procuro fontes que corroborem com ação judicial que farei em face da Editora. Fiquei muito desapontado por não conseguir fazer minha inscrição no maior prêmio literário do país, se soubesse antes não teria escolhido uma Editora que nâo segue letra de Lei Brasileira, (Obrigatória pela Lei nº. 10.753/2003) que por falar nisso, é explícita no que manda.
Jheine Alves
Estou nesse momento em processo de edição e fui pego de surpresa com isso. Falam que a ficha é opcional. Ou seja, só emitem o isbn.
Paco Editorial
Olá, Jheine, obrigado pelo comentário. Sim, ela é obrigatória e fundamental para qualquer ação relacionada a concursos que você queira executar para o livro.
Rodrigo
Oi, pessoal! Tudo bem? O que significa aquele código “16-35395” no canto inferior esquerdo do primeiro exemplo de ficha catalográfica? Obrigado!
Paco Editorial
Olá, Rodrigo. Essa informação refere-se ao ano da publicação e o n. do seu cadastro. Trata-se de numeração que aparece principalmente em fichas feitas por sindicatos de editores ou pela CBL.
Katia Puhlmann
Boa noite!
Tenho uma dúvida: em um livro institucional como deve ser chamada a pessoa que escreveu o livro?