Foi lançado o edital do processo seletivo para o Mestrado em Gastronomia, ano letivo de 2023, pelo Programa de Pós-Graduação em Gastronomia (PPGGastronomia) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Sendo o primeiro mestrado em gastronomia do Brasil, aprovado em 2020, contará agora com 3 linhas de pesquisa: Gastronomia Social e Sustentabilidade; Tecnologia e Inovação Gastronômica; Gastronomia, Nutrição e Saúde.
Linhas de Pesquisa do Mestrado em Gastronomia UFC
Gastronomia Social e Sustentabilidade
Esta linha de pesquisa, pautada em estudos de natureza multidisciplinar, concentra-se em estratégias de promoção de um desenvolvimento social e a investigação de seus impactos, buscando traduzir e divulgar cientificamente a produção cultural alimentar local, regional e nacional, incluindo:
- Registros de natureza material e imaterial da cultura gastronômica;
- A prática gastronômica em suas relações com a sustentabilidade e soberania alimentar;
- intervenções e incorporações da perspectiva gastronômica em políticas públicas de alimentação, considerando a função social da Gastronomia;
- A preservação e a documentação de saberes tradicionais;
- O estudo das bases e implementação de uma Educação Alimentar e Nutricional;
- O estudo das práticas e das representações da cozinha, da comida e da bebida como signos culturais;
- O debate sobre os contornos de atuação e sobre a formação teórico-prática de profissionais da seara da alimentação;
- A mobilização do empreendedorismo em torno de soluções para problemas sociais intermediado pelo conhecimento gastronômico.
Tecnologia e Inovação Gastronômica
Esta linha de pesquisa, pautada em estudos de natureza multidisciplinar, visa a compreensão da gastronomia em sua dimensão técnico-científico, tendo como foco de investigação:
- Matérias primas locais, regionais e nacionais;
- Alimentos tradicionais e não-tradicionais e a produção agrícola local/regional;
- Métodos e técnicas de preparo culinários adequadas para minimizar perdas dos nutrientes, visando a melhor qualidade de alimentos;
- O desenvolvimento de novas técnicas e produtos gastronômicos, objetivando o conhecimento dos seus aspectos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais, respeitando a soberania alimentar.
Gastronomia, Nutrição e Saúde (Nova linha de pesquisa)
Esta linha de pesquisa, pautada na concepção e perspectiva multidisciplinar, contempla diferentes áreas do conhecimento, como:
- Alimentação, nutrição, saúde, antropologia, educação, tecnologia, mercado, tendências, sustentabilidade, envolvendo a gastronomia e relacionadas com as questões alimentares e nutricionais e seus desafios para a saúde, como nutrição e gastronomia clínica, com foco na gastronomia hospitalar, no combate às doenças crônicas;
- Nas restrições alimentares e na saúde mental;
- Nutrição e gastronomia nas diversas fases da vida e diferentes condições fisiológicas;
- Benefícios para a saúde dos compostos bioativos e alimentos funcionais, notadamente os da biodiversidade brasileira;
- A gastronomia na educação alimentar e nutricional;
- Segurança e soberania alimentar e nutricional;
- Alimento seguro e boas práticas;
- Técnicas de preparo e preservação dos nutrientes;
- Cardápios vegetarianos; sustentabilidade e saúde planetária;
- Etnonutrição, variáveis culturais e seus desfechos nutricionais.
A equipe do Achou Gastronomia entrou em contato com o Prof. Paulo Henrique Machado de Sousa, responsável pela proposta do mestrado acadêmico, para fazer algumas perguntas. Clique aqui e veja a entrevista completa falando um pouco mais sobre o mestrado.
Inscrição
Destinado às pessoas portadoras de diploma de Graduação em Gastronomia ou áreas afins reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 20 vagas, sendo 17 vagas para Ampla Concorrência e 3 vagas para Políticas de Ações Afirmativas.
Os interessados deverão realizar as inscrições exclusivamente via internet no portal público de processo seletivo do Sigaa a partir do dia 17 de abril de 2023 até as 23:59:59 horas do dia 01 de maio de 2023. Para se inscrever o candidato deverá criar um único arquivo em PDF (tamanho máximo de 15MB) com a documentação relacionada no item 3.1.1.2 do edital, e seus respectivos subitens, devidamente ordenada, sendo o arquivo nomeado da seguinte forma: “CPF_NOME_DO_CANDIDATO_LINHA_DE_PESQUISA.pdf”.
Para mais informações sobre processo seletivo, critérios para aprovação das candidaturas, comissões examinadoras e matrícula, você pode consultar no edital publicado.
Fonte: Achou Gastronomia
Mais informações, acesse a matéria original aqui!