O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Let) divulgou os editais de seleção dos cursos de mestrado e doutorado para ingresso no semestre 2023/2. Para o mestrado são ofertadas até 139 vagas, enquanto para o doutorado são até 107 vagas, distribuídas em linhas de pesquisa e orientadores, conforme as informações disponíveis nos editais.
Ambos os processos terão inscrições das 8h do dia 2 de julho às 18h de 19 de julho, exclusivamente online pelo link: https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login.
Candidatos enquadrados nos públicos especificados no edital – como negras e negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas surdas, pessoas travestis e transexuais, pessoas refugiadas ou pessoas com visto humanitário, migrantes em condições de vulnerabilidade social e outros grupos – podem concorrer às vagas reservadas para as Ações Afirmativas do PPG, que correspondem a 30% do total.
Para concorrer a uma vaga, o candidato deve escolher apenas uma modalidade de ingresso, Ações Afirmativas (AA) ou Ampla Concorrência (AC), uma Linha de Pesquisa, e apenas um orientador que nela atue. Além da inscrição acompanhada da documentação requerida, cada candidato deverá pagar a taxa de inscrição (por GRU gerada automaticamente ao final da inscrição), salvo em casos de isenção. A solicitação de isenção deve ser realizada diretamente no sistema online de inscrição, via Portal da UFRGS, no período de 2 de julho a 5 de julho de 2023.
Para a seleção do mestrado serão considerados como critérios: prova escrita, de caráter eliminatório (exceto para AA); exame do histórico escolar e do Currículo Lattes; exame do projeto de pesquisa; e entrevista. Para o doutorado, os critérios são: exame do projeto de pesquisa de caráter eliminatório para os candidatos por AC e classificatório para os AA; exame do histórico escolar e do Currículo Lattes; e entrevista.
Candidatos indígenas e quilombolas dispõem de pontuação diferenciada. Conforme edital do mestrado, esses candidatos deverão entregar memorial descritivo de sua trajetória de vida e percurso acadêmico, suas motivações para ingresso no PPG-LET, a contribuição que seu ingresso trará para a comunidade de origem e uma reflexão teórico-metodológica sobre a pesquisa que pretendem desenvolver, ficando dispensados da prova escrita, do projeto e da avaliação de currículo. No doutorado, esse processo seletivo para candidatos indígenas e quilombolas constitui-se de três etapas: exame do memorial, exame do projeto de pesquisa e entrevista.
Fonte: UFRGS
Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.