Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

SBPC inicia celebrações do Dia Internacional das Mulheres nesta quarta-feira com almoço virtual?

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) inicia nesta quarta-feira, 1º de março, as celebrações do Dia Internacional das Mulheres como o almoço virtual “Mulheres e meninas: poder e ciência na refundação do Brasil”, com participantes da área de Biológicas e Saúde. O primeiro debate terá início a partir das 12h30, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Os outros encontros serão realizados nos dias 3 e 6 de março, no mesmo horário.

Publicidade

Com abertura do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o evento terá uma apresentação artística da cantora Indiana Nomm.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o evento virtual tem por objetivo discutir as várias dimensões da mulher no contexto atual, no poder político e na academia, dar maior visibilidade ao trabalho realizado por elas e, ao mesmo tempo, incentivar as mais jovens a ocuparem cargos de liderança na academia. “Nós sabemos que elas precisam desse estímulo para entrar e crescer na carreira científica”, afirma.

Participarão dos debates mulheres ministras do governo atual e representantes de sociedades científicas e acadêmicas afiliadas à SBPC. Nesta quarta-feira, falarão no almoço virtual Elza Noronha, professora da Universidade de Brasília (UnB), representando a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT); Naomi Kato Simas, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representando a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia), e Ana Carolina Takakura, professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), representando a  Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBe).

O encontro também contará com a participação das vencedoras e menções honrosa na 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, promovido pela SBPC. Falarão sobre seus projetos: Anita de Souza Silva, graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Ariane Leite do Nascimento, graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), vencedoras no nível Graduação na área de Biológicas e Saúde. As menções honrosas na área Camila Vitória Ferreira Mendes, graduanda na Universidade Federal do Pará (UFPA), e Carolina Batista Nunes, graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O debate terá ainda a participação de Isabelle Almeida Novais, estudante da Escola Estadual Fernão Dias Paes, de São Paulo, e Amanda Ribeiro Machado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, respectivamente vencedora e menção honrosa, no nível Ensino Médio da premiação.

Fonte: Portal SBPC Net

Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *