Nosso autor de hoje é o Alberto Pereira Dos Santos, que publicou com a Paco a obra “Itaquaquecetuba – Educação, Território E Cidadania”.
Sobre o autor:
Pós-Doutor em Geografia-Direitos Humanos e Relações Internacionais -USP (2017). Doutor em Geografia Humana pela USP – Universidade de São Paulo (2011); Mestre em Geografia Humana pela USP (1999); Licenciado em Geografia na UMC – Universidade de Mogi das Cruzes – SP (1990). Atualmente é Professor Adjunto da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Instituto de Geografia, Departamento de Turismo e no Programa de Pós-graduação em Geografia PPGEO UERJ com o Projeto DIREITOS HUMANOS, RELIGIÕES E GEOGRAFIA. É pesquisador do NEPEC – Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Espaço e Cultura da UERJ. É Consultor ad-hoc de Editora Universitária e Revisor de Periódicos Científicos. Foi Diretor do Curso de Geografia da UnG – Universidade Guarulhos (2005-2010). Atuou como Assessor na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo – SME-SP (2001-2003). Foi professor titular de Geografia no município e no estado de São Paulo (1990 a 2009). Tem livros, capítulos e artigos publicados com os temas: Geografia e Direitos Humanos; Religiões e Relações Internacionais; Meio Ambiente, Ensino de Geografia, Geoética, Geopolítica das igrejas, populações religiosas, tolerância religiosa, Turismo religioso
Livros publicados pela Paco Editorial:
Este livro é um convite à reflexão sobre a Educação como direito das cidadãs e cidadãos brasileiros. A temática desta obra são os desafios da Educação Básica e da cidadania no território municipal de Itaquaquecetuba, uma cidade paulista. A pandemia da Covid-19 escancarou as desigualdades educacionais aprofundando a injustiça social no País. Baixos índices de desenvolvimento educacional, analfabetismo, desigualdades digitais e sociais são consequências da mentalidade colonialista e escravocrata ainda presente na sociedade brasileira. Itaquaquecetuba é um pedaço do Brasil, uma cidade paulista localizada no Alto Tietê, área metropolitana de São Paulo com seus problemas educacionais, políticos e sociais. O livro traz seis capítulos escritos por oito autoras e autores que discutem aspectos da educação pública, da história do município, da importância do ensino de Filosofia e Geografia para a cidadania, das desigualdades digitais nas escolas, da educação não-formal pré-universitária e dos direitos humanos das populações no território de Itaquaquecetuba. É uma viagem intelectual como convite à construção para o futuro das pessoas da cidade.
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