Depois de dois anos sendo realizada em modo remoto, a Semana de Iniciação Científica (Semic) retorna ao presencial com novidades. Em sua 31ª edição, o evento, organizado pela PR2 adota uma proposta inovadora, em que os alunos de todas as áreas apresentarão seus trabalhos oralmente, com o auxílio do Power Point, em vez das tradicionais exposições em pôsteres dos anos anteriores.
Segundo Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, coordenadora dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, a escolha pelo novo formato passa pela necessidade de resgate das relações interpessoais após a pandemia. “Tomamos essa decisão para tornar o evento mais rico e possibilitar que os alunos tenham um retorno sobre as suas pesquisas de uma maneira mais calorosa e prazerosa”, afirma.
Serão 931 alunos se apresentando no campus Maracanã, em auditórios do bloco F e salas do Instituto de Letras e da Faculdade de Educação. Além disso, 15 alunos da Faculdade de Tecnologia (FAT) se apresentarão no Sesi de Resende.
A expectativa para a volta presencial é grande, de acordo com Ana Paula. “Esperamos que os alunos aproveitem essa oportunidade. Eles terão um feedback muito pontual sobre as suas pesquisas e isso contribui para a formação de nossos futuros pesquisadores, que assim adquirem experiência para desenvolverem um pensamento crítico em termos de iniciação científica”, ressalta.
Fonte: UERJ
Gostou? Clique aqui para saber mais.