Conteúdos Paco,  Serviço

Dica de português: “Independente” e “Independentemente”

Hoje, nossa dica de português se refere ao uso das palavras “independente” e “independentemente”. Muitas pessoas se confundem na hora de escrevê-las.

Esse artigo é para você que já ficou parado(a) por alguns minutos na frente do computador sem conseguir decidir qual das duas palavras era a mais indicada.

Quando utilizar cada uma? Essa é a dúvida que vamos esclarecer de uma vez por todas. Pegue papel e caneta, anote as explicações e não erre nunca mais.

Boa leitura!

Independente x Independentemente

Quando usar “Independente”

A palavra “independente” tem a função de adjetivo, utilizado para conceder uma qualidade ao sujeito. Confira abaixo uma aplicação prática como exemplo:

  • O atleta se tornou independente ainda jovem devido a sua carreira profissional.
  • A filha do casal queria ser independente e saiu de casa para morar sozinha.

Nos dois exemplos, a palavra “independente” atua como um adjetivo que se refere ao sujeito. Em ambos os casos, revela a independência de alguém.

Quando usar “independentemente”?

“Independentemente” é um advérbio. Sua função é modificar um verbo ou toda a frase e indicar a circunstância em que algo acontece ou como alguém age.

  • O atleta, independentemente das dificuldades, se tornou profissional.
  • Independentemente da vontade dos pais, a filha saiu de casa para morar só.

Nesses dois casos, o vocábulo “independentemente” atua como advérbio que modifica o sentido da frase. Ele seria o equivalente à expressão “apesar de”.

Portanto, cuidado na hora de escrever uma oração que contenha uma dessas palavras, pois elas não têm o mesmo significado e, por isso, a utilização equivocada pode prejudicar o texto ou levar à perda de pontos numa redação.

Certifique-se de qual sentido pretende conceder à oração para que o leitor ou ouvinte entenda a mensagem transmitida, sem dúvidas referentes ao conteúdo.

Se a ideia é modificar o sentido somente do sujeito da oração, o ideal é utilizar o adjetivo “independente”. Porém, caso a intenção seja interferir no verbo ou em toda a frase, a melhor opção é empregar o advérbio “independentemente”.

Adjetivo x Advérbio

Vamos especificar um pouco mais a diferença entre adjetivo e advérbio, e como conseguem modificar o significado de uma determinada frase.

O adjetivo confere uma característica a um sujeito. Há quatro tipos de adjetivos: composto, derivado, primitivo e simples. Veja exemplos de cada um deles:

• Adjetivo simples: possui apenas um radical (bonito, feio, claro, escuro etc.).

• Adjetivo composto: possui mais radicais (franco-americano, luso-espanhola etc.).

• Adjetivo primitivo: vocábulo que origina outros adjetivos (amarelo, puro etc.).

• Adjetivo derivado: tem origem a partir de outras palavras (amarelado, puritano, etc.).

Em relação ao advérbio, trata-se de uma palavra que não tem variação e altera um verbo. Sempre manifesta uma condição ou ideia atrelada ao verbo da frase.

Os tipos de advérbios são: de lugar, tempo, afirmação, negação, modo, intensidade, dúvida, ordem, inclusão e exclusão.

A palavra “independentemente” é um advérbio de modo, pois se refere a uma atitude tomada de maneira independente (já sabemos que esse vocábulo é um adjetivo, que não está subordinado ao desejo de outros indivíduos).

Este artigo foi útil? Continue navegando pelo site e tenha mais dicas de português para melhorar sua comunicação.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *