Propósito
Conteúdos Paco,  Serviço

Qual é o seu propósito com o livro?

O propósito é fundamental para você lidar adequadamente com quem esse livro vai dialogar, quem será o seu leitor.

O seu propósito é exatamente o que fez você buscar a publicação. Por exemplo, se você quer publicar sua dissertação em livro, é porque isso vai ser importante para a sua comprovação de produção acadêmica. Logo, o seu propósito já está definido e claro: publicar para pontuar.

Mas no que isso impacta o meu livro? No perfil do leitor e da edição.

A edição não poderá causar tanta transformação no conteúdo, que terá que continuar com toda a estrutura acadêmica para ser validada pelos pares da academia. Geralmente, um livro para servir em comprovação de produção acadêmica do autor precisa ser em sua área de estudo. O propósito do nosso exemplo também define o público, que será de pesquisadores envolvidos com a área.

Mas então você pode pensar “ah, não faço publicação apenas para pontuar. Então não posso ter resultado de venda com o meu livro? Não posso ter divulgação?”

Pode com certeza, mas o seu propósito torna o seu livro editado de uma forma e essa forma define o tamanho do seu possível público leitor, mesmo que você tenha outras intenções, perceba como é o seu propósito que define tudo.

Esse é o ponto principal.

Gosto de usar um exemplo que ilustra isso com exatidão: Imagine que você tem um conteúdo de livro sobre um time de futebol. Vamos pensar em dois propósitos distintos. No primeiro, você é um pesquisador e o seu livro sobre esse time é o seu tema de pesquisa. E você irá publicar o livro com o interesse de pontuar em sua produção acadêmica. Então, o livro sobre o time será para outros pesquisadores que lidam com pesquisa sobre o futebol, sobre times, sobre o time específico ou sobre algum aspecto do esporte que o livro aborda indiretamente. Logo, será para um público muito menor. Isso não tem nenhum problema, mas é importante pensar que cada propósito leva a um resultado.

Agora, pense que você é um pesquisador sobre o time, mas você não escreveu esse livro dentro da academia ou para pontuar. Você pegou o seu conhecimento sobre o time e escreveu a história do time, com fotos, entrevistas, ou sobre um personagem específico do clube, tendo em mente que você quer um livro sobre o seu time, um livro que você como torcedor adoraria ler, te encheria os olhos… Percebeu que agora o seu propósito para o livro impacta a sua forma de escrita e a sua edição?

E isso te leva a se conectar não comente  com o pesquisador do time, mas sim com a torcida inteira do clube. Isso muda completamente as possibilidades de público de leitores e de venda para o livro.

Essa é a importância do propósito.

O pesquisador do primeiro caso poderia pensar “ah, mas o meu livro é sobre o time, então o torcedor pode ler também”. Infelizmente não. A linguagem, a edição, a estrutura, nada disso foi pensado para se comunicar com o torcedor.

DEFINIR E ACEITAR que cada livro tem um propósito é o PONTO CHAVE na publicação do livro. Um propósito claro ajuda a definir de forma bastante realista e satisfatória o seu horizonte como autor

Achou interessante? Acompanhe nosso blog para mais.

Livros com 70%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *