A força da categoria de Enfermagem foi celebrada na noite dessa segunda-feira, dia 16, na Unesc. O Auditório Ruy Hülse esteve lotado nesta data para a abertura da 20ª Semana Científica do curso de Enfermagem Unesc, que segue a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13º Encontro de Egressos do curso de Enfermagem da Unesc. A noite foi marcada por homenagens e troca de experiências de profissionais referência na região.
Grande convidada da noite, a deputada federal Carmen Zanotto, além de compartilhar experiências profissionais enquanto enfermeira e seus pontos de vista sobre o papel da profissão no enfrentamento da pandemia de Covid-19, recebeu homenagem da Universidade em agradecimento ao repasse de R$ 2,5 milhões para investimento em clínicas na área da saúde e qualificação dos profissionais de educação em saúde.
“Nós temos certeza de que as Clínicas qualificam os recursos humanos que formamos aqui e, acima de tudo, dão muita vazão ao nosso Sistema Único de Saúde. Lá no mês de abril de 2021 a reitora me procurou explicando a importância desse investimento e o que ele poderia trazer para a comunidade, sendo, assim, uma satisfação de poder fazer essa destinação”, salientou.
Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, desde o tempo em que lutavam pelos serviços de saúde de seus municípios de atuação, Criciúma e Lages, conhece o perfil de Carmem de coragem e determinação em prol das suas bandeiras.
“Tens aqui uma legião de seguidores que te admiram, respeitam, contam contigo e têm muitas expectativas de tudo o que faz, não só pela enfermagem, mas por Santa Catarina e pelo Brasil. Registramos aqui com esse singelo momento nossa enorme gratidão”, destacou ao entregar uma placa de homenagem à deputada.
Mais tarde, ao final do debate, a homenageada foi a própria reitora, que recebeu, das mãos da representante dos acadêmicos, a aluna Gabriela Minhos, um presente e, principalmente, uma notícia que a emocionou. “Tu fazes parte do nosso curso, da nossa Universidade, construiu a saúde pública do nosso Município e do nosso Estado, faz hoje da Unesc essa Universidade baseada em ética, compromisso, política, gestão e muito amor, uma grande inspiração de onde nós queremos chegar”, destacou de forma inicial.
Complementando a fala, Gabriela anunciou ainda que a estrutura do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem que está em construção já tem o nome com o qual será chamado. “Ele levará o nome Centro Acadêmico Luciane Bisognin Ceretta com muito orgulho”, acrescentou, surpreendendo e emocionando a reitora. A noite de troca de experiências foi abrilhantada ainda com as participações no painel da primeira coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Maria Tereza Leopardi, e da representante do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren) doutora Helga Bresciane.
Fonte: Engeplus
Achou interessante? Clique no link para mais.