fbpx
Dia Internacional da Não Violência
Artigos

Dia Internacional da Não Violência


A violência é um problema que atinge todas as camadas da sociedade. Estamos acostumados a ver diferenças entre países, grupos e pessoas serem resolvidas com o uso da força. Com o intuito de incentivar a resolução pacifica das diferenças, a ONU instituiu o Dia Internacional da Não Violência.

Apesar de não ser muito conhecida, a data existe deste 2007, quando foi criada pela Organização das Nações Unidas. Ainda de acordo com a ONU, o objetivo da data é espalhar a mensagem da não violência.


Dia Internacional da Não Violência

O dia 2 de Outubro foi escolhido como o Dia Internacional da Não Violência porque faz referência à data de nascimento (2 de Outubro de 1869) do líder indiano Mahatma Gandhi.

Ele ficou conhecido mundialmente por sua luta anticolonialista na Índia, e suas ações acabaram por levar à independência do país do Reino Unido. Por isso, Gandhi é lembrado como um dos pais da Índia.

Além disso, ele interferiu nas disputas internas entre os povos hindus e muçulmanos. Ele acreditava que os dois povos poderiam viver harmonicamente dentro de uma grande Índia. Sendo assim, ele era contra a separação dos povos em dois países.

Essa divisão realmente aconteceu. Os povos majoritariamente hindus ficaram na Índia e os muçulmanos acabaram se separando e formando o atual Paquistão. A rixa entre os dois povos continua até hoje.

Para tentar alcançar seus objetivos ele não recorria ao uso da força ou violência. Gandhi usava ações pacifista, como passeatas, discursos, greves de fome e petições.


A Não Violência

As filosofias seguidas por Gandhi eram baseadas em quatro alicerces. A não violência, a verdade, o amor e a não-cooperação. Dessa forma, o líder indiano respondia à violência da qual era vítima com amor.

De acordo com a Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a ideia da data é pregar o uso das estratégias de não violência para a resolução de disputas internas ou internacionais de cada país.

A ONU defende que é por meio da educação e da conscientização pública que a filosofia de Gandhi conseguirá alcançar e influenciar todas as disputas globais.

As ideias de paz e não violência do líder indiano também defendiam, consequentemente, o respeito e a dignidade de todos os povos. Ou seja, a lição é todos merecem respeito e que existem outros caminhos além da força.


A Morte de Gandhi

Em 13 de janeiro de 1948, Mahatma Gandhi começou um jejum como uma forma de protestar contra a violência praticada entre indianos e paquistaneses.

Suas ideias de pacificação e da dignidade entre os povos chamaram a atenção de milhares de seguidores, mas também de inimigos. Dia 20 de Janeiro de 1948, Gandhi sofreu um atentado a bomba, mas ninguém se feriu.

O hindu radical Nathuram Godse acreditava que a defesa feita por Gandhi do pagamento ao Paquistão de dívidas por parte da Índia era uma das razões do enfraquecimento do novo governo.

Então, no dia 30 de Janeiro de 1948, Nathuram disparou uma série de tiros contra Gandhi na cidade de Nova Déli. Mahatma acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu. De acordo com as tradições hindus, o corpo foi cremado e suas cinzas foram lançadas no Rio Ganges.

Entretanto, antes de morrer, Gandhi exprimiu o desejo de que seu assassino fosse perdoado. Dando mais um exemplo da sua filosofia de paz e não violência.

Apesar do pedido de Gandhi, Nathuram Godse foi preso, julgado e condenado pelo governo indiano. A sentença dada a ele foi a pena de morte por enforcamento.

Mesmo que o último pedido do maior líder pacifista do mundo não tenha sido atendido, seus ensinamentos de não violência e diálogo continuam influenciando milhares de pessoas ao redor do mundo.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *