A inclusão social, bem como os reflexos disso na sociedade, é tema que precisa muito ser debatido nos dias atuais. A educação pode ser considerada uma ferramenta aliada para essa mudança, desde que seja exercida por profissionais comprometidos e que tenham dimensão do quão importante eles são no desenvolvimento de novos métodos de ensino e que podem mudar a realidade. O pedagogo não pode ser passivo nesse sentido, por isso a sua prática deve ser sempre questionada e aprimorada.
Diferente do que muitos imaginam, esse profissional não atua apenas em escolas. Muitas organizações, atualmente, que precisam de ações pedagógicas, acabam contratando um pedagogo para aperfeiçoar os seus serviços, a relação com os funcionários, dentre outros motivos acerca dessas questões.
Um caminho para se seguir visando um questionamento sobre todo esse cenário, é a atualização constante e necessária sobre temas relacionados à aprendizagem. Através da leitura de livros desse gênero, é possível questionar a prática em sala de aula de maneira crítica e construtiva, sempre buscando uma melhoria.
A Paco Editorial é uma editora que nasceu com o intuito de realizar a difusão de conhecimento, por isso possui inúmeros títulos importantes no seu catálogo. Dessa maneira, a Paco auxilia na propagação de ensinamentos, por meio da publicação de livros que possibilitem, de alguma maneira, uma transformação na vida daquele que faz a leitura.
A professora Ligia de Carvalho Abões Vercelli fez mestrado e doutorado na Universidade Nove de Julho (Uninove). Atualmente, é docente colaboradora no mestrado profissional em Gestão e Práticas Educacionais, e integra a Linha de Pesquisa Intervenção em Práticas Político-Sociais (LIPIPS).
Através da sua atuação e do seu envolvimento nesse contexto, a professora Ligia organizou uma série de três livros para a Paco Editorial, que aborda o trabalho pedagógico de alguns autores, bem como suas práticas.
A série “Práticas Pedagógicas e Formação Continuada na Escola da Infância”, parte da ideia já concebida nos documentos oficiais que norteiam à educação no Brasil, de que a criança também está apta à construção de conhecimento, através da participação ativa no espaço escolar.
Partindo deste princípio, os gestores de duas escolas municipais de Educação Infantil, do estado de São Paulo, uma delas em São Paulo (capital) e outra em São Bernardo do Campo, numa parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp), do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Uninove (Progepe), organizaram colóquios de professores que escrevem sobre suas rotinas didáticas, suas dúvidas e seus desafios.
Foi através desses relatos cotidianos que surgiu a ideia da criação da série. Esse material, além de um importante registro sobre práticas pedagógicas, poderá ser muito útil para professores, futuros pedagogos, gestores ou profissionais que se interessam por esse tema.
A realidade está em constante mudança, assim como os desafios que são resultados disso. Pensar, discutir, e acima de tudo, estar disposto a encarar as contradições relacionadas ao universo que envolve o exercício de ensinar, e também de aprender, deve ser prioridade não só para os profissionais da educação.