Arte_agenda
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Semana da África oferece imersão cultural à comunidade acadêmica

Vai começar a festa do continente africano da Universidade de Brasília! De 21 a 26 de maio, a Semana da África 2023 oferta atividades acadêmicas, culturais e gastronômicas, trazendo um verdadeiro mergulho na diversidade do continente africano aos quatro campi da UnB.

As atividades começam no domingo (21), com um torneio de futebol no Centro Olímpico. Na segunda (22), a abertura oficial inaugura o caminho para palestras, exposição, feira, mostra de filmes e cardápio especial no RU. Para ter acesso a toda a programação e escolher do que participar, acesse UnBAgenda.

Publicidade

Realizada pela primeira vez em 2017, por iniciativa de estudantes africanos na UnB, a Semana da África se tornou um evento esperado nos dias que circundam o 25 de maio – Dia da Libertação da África e fundação da Organização da Unidade Africana, em 1963. Agora, ela é organizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG).

O servidor técnico Rogério Almeida, da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (Daia/DEG), está à frente e apoia a organização do evento desde a primeira edição. Além das oficinas e aulas ministradas por pesquisadores, ele conta que a ideia é deixar com que os próprios estudantes mostrem as peculiaridades de seus locais de origem.

“Pedi para cada aluno fazer uma apresentação do seu país, desconstruindo a imagem que muitas pessoas têm da África como um país, mostrando a cultura e os costumes que compõem esse grande continente”, diz Almeida. Neste mesmo espírito, todos os dias, na BCE, haverá a exposição Nossa Trajetória, com fotos e apresentações da vida e experiência da moradia no Brasil para os alunos de origem africana.

A programação prevê atividades em todos os campi da UnB. A Faculdade UnB Ceilândia (FCE) recebe na segunda-feira (22) a roda de conversa Diálogos culturais Brasil/África. Na terça (23) será a vez da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e na quarta-feira (24), a Faculdade UnB Gama (FGA). Na quinta (25), todas as unidades do Restaurante Universitário recebem o cardápio especial. O dia 25 reserva ainda um grande desfile, com danças e música, no ICC.

Estudante de Economia, Sarah Kone tem 26 anos e é nascida na Costa do Marfim. Quando chegou na UnB, há três anos, não houve Semana da África presencial, em razão das alterações trazidas pela pandemia de covid-19. “Eu participei on-line das palestras. Não teve dança. Esse ano marca a volta da Semana da África como ela deve ser”, espera animada.

“Pode ser que isso não seja comum para estudantes africanos que estão em outros países, mas aqui no Brasil, aqui na UnB, essa programação mostra como os estudantes africanos de fato fazem parte da comunidade”, destaca a graduanda.

No Instagram oficial da UnB você pode assistir ao convite feito pelos estudantes Antonio Asumu, de Guiné Equatorial, e Kessia Charlotte, do Gabão, para a Semana da África!

Fonte: UNB Notícias

Mais informações, acesse a matéria original aqui!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *