fbpx
Edital_blog
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Prae publica edital de monitoria inclusiva

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tornam pública a abertura do processo de seleção para o Programa de Monitoria Inclusiva. Serão aceitos cadastros de estudantes de graduação presencial, regularmente matriculados do Campus do Araguaia, Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online, até o dia 27 de fevereiro.

Como mecanismo de democratização do acesso ao documento, o edital está disponível em três formatos: escrito, em áudio e, também, traduzido em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação visa atender estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e ou superdotação/altas habilidades.

Monitoria Inclusiva

A monitoria inclusiva não visa substituir a monitoria pedagógica. Uma vez que priorizará o desenvolvimento de atividades coletivas, não tendo por objetivo substituir outros programas de apoio ao discente já existentes na universidade.

No decorrer do percurso acadêmico, alunos com deficiências podem apresentar necessidades educacionais específicas. De maneira que elaborar programas de inclusão, possa minimizar barreiras e colaborar com a permanência e êxito na formação de todos.

Os monitores serão distribuídos conforme as necessidades das unidades acadêmicas, cabendo ao NAI o acompanhamento das demandas relacionadas à inclusão de estudantes com deficiência. E à PRAE o acompanhamento das demandas relacionadas à inclusão de estudantes indígenas e quilombolas. Poderão se candidatar estudantes voluntários e bolsistas.

Segundo o cronograma divulgado no edital, o resultado da seleção será publicado no dia 11 de março, com a convocação dos selecionados a partir do dia 14. A capacitação  e treinamento dos monitores acontecem de 16 a 18. A distribuição dos monitores, execução e acompanhamento das atividades, a partir de 04 de abril.

Fonte: UFMT

Gostou? Para saber mais clique no link aqui!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.