fbpx

Chamada aberta para envio de capítulos – Coleção Literatura e Interfaces (Vol. 4)

Tema: Poesia contemporânea em tempos de resistência

Resumo da proposta:

Como resistir? Para que resistir? Ao que resistir? A poesia hoje, antenada ao agora, carece de topos de resistência, que possa anunciar ao leitor as ausências que, mais do que o dessubjetivam, o “coisificam” em prol das mercancias do poder. Tomando uma parte da premissa de Alberto Pucheu, “para que poetas em tempos de terrorismos?”, o tema sugerido para a chamada de publicação de capítulo busca compilar trabalhos acadêmicos sobre poetas da agoridade cujas produções rebeldes, sobretudo lusófonas ou hispano-americanas, aludam aos pressupostos críticos da condição presente da América Latina e, sobretudo, do Brasil. Na guerra entre o estado e as várias formas de terrorismos do presente, na globalização, o poeta seria, como diz Pucheu, “aquele que sobra, aquele que resta”; logo, a presente proposta, não se trata propriamente de compilar estudos essencialmente com viés político ideológico, ou de levantar bandeiras partidárias, mas sim reunir estudos mais complexos e radicais que venham a abarcar a precariedade do contemporâneo na estética criativa de poetas anárquicos, nem sempre tão canonizados pelo sistema editorial, ou incapturáveis pelos processos políticos.

Poderão ser submetidos trabalhos que estudem poetas que produzam lucida e politicamente, independentemente das polarizações forcadas, temas como por exemplo: violência; migração; soberania; minorias; gênero; ecologia; mercado e movimentos sociais; obras que, assim, reflitam arqueologicamente os desmontes sociais e de soberania que temos vivido a partir de poesias combativas, relações interestéticas, ou mesmo músicas de protestos do presente.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:

– Literatura

– Poesia contemporânea

– Poesia latino-americana

– Poesia hispano-americanas

– Literatura comparada

– Teoria literária

– Poesia e mercado

– Música popular brasileira

– Sociologia poética

Organizador:

Dr. Daniel de Oliveira Gomes (Lattes)

Recebendo propostas de capítulo até 20/04/2020.

Enviar a proposta para o e-mail seletiva@editorialpaco.com.br , em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.

Perguntas frequentes sobre publicação de capítulos