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PIBEXin: Acadêmica da UEMS/Maracaju realiza mobilidade internacional na Argentina

No mês de outubro, a acadêmica Flávia Freitas dos Santos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Maracaju, realizou a mobilidade internacional referente ao Projeto de Extensão “Subjetividades e juventudes: as redes de interdependência em ambiente acadêmico argentino e brasileiro”, aprovado no Edital PIBEXin 2022.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão Internacional (PIBEXin) faz parte das oportunidades de intercâmbio e mobilidade acadêmica disponibilizadas pela UEMS por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

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O Projeto de Extensão da acadêmica Flávia é coordenado pela Profª Dra. Nubea Rodrigues da UEMS/Maracaju e tem como coorientadora Carina V. Kaplan, que é responsável pela cátedra de Sociologia da Educacão na FFyL na Universidad de Buenos Aires(UBA), na FAHCE UNLPO e pesquisadora do CONICET/ Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas.

O objetivo do Projeto de Extensão iniciado na UEMS/Maracaju é realizar um estudo comparativo entre as duas universidades, UEMS e UBA, acerca adaptação, interação, relações interpessoais e formas de acesso ao ensino superior. 

“Ao aproximar as realidades acadêmicas brasileira e argentina, podemos promover discussões e compreender alguns comportamentos de jovens e acadêmicos nos permitindo rever nossas práticas e posturas, mediante a evasão e desistência”, explica a coorientadora Carina V. Kaplan.

O desenvolvimento do projeto de extensão ocorreu em duas etapas. A primeira voltou-se ao atendimento das escolas estaduais de Maracaju, com promoção de palestras aos estudantes de 3º ano do ensino médio, com destaque para a Escola Estadual Padre Constantino de Monte, com a participação dos professores Amanda Aquino Braga e Dionatan Felipe Bazzana. As aulas permitiram uma maior aproximação entre a universidade e a educação básica.

Prof Nubea Xavier ministrando oficinas aos estudantes da E.E. Padre Constantino. (Arquivo pessoal)

Nesse período, a coordenadora do projeto Profª Dra. Nubea realizou palestras e oficinais sobre a história dos povos originários e negros e a aplicabilidade de políticas afirmativas como compensação de uma dívida histórica e social do nosso país.

Na segunda etapa de desenvolvimento do projeto de extensão, iniciou-se o estudo comparativo entre as duas universidades (UEMS e UBA). Foram realizados encontros a distância para discussão sobre pontos em comuns e distintos entre as duas universidades, culminando com a elaboração de aplicação de pesquisa entre as/os acadêmicos da UEMS e UBA.

Acadêmica Flávia Freitas e coorientadora argentina Carina V. Kaplan em atividade no CONICET — Consejo Nacional de Investigacion Científicas e Tecnicas. (Arquivo pessoal)

Foi nesta etapa que a acadêmica de pedagogia Flávia participou de disciplinas do curso de Filosofia e Letras da Universidad de Buenos Aires. Apesar da dificuldade com a língua, a experiência foi extremamente positiva explica a estudante da UEMS/Maracaju, “quando a gente se dedica em estudar uma língua para ter a oportunidade de estar naquele país, interagindo com as pessoas, as dificuldades se tornam muito pequenas”.

Fonte: UEMS

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