Momento de rememorar histórias, de refletir sobre a própria trajetória e dos demais, de receber agradecimentos e de agradecer, de estar sob aplausos, de expressar-se com lágrimas e sorrisos de emoção: foram mais de três de horas de cerimônia para homenagear aqueles que, de alguma forma, se destacaram em sua relação com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com a sociedade. A sessão solene dos Conselhos Superiores que outorga títulos e honrarias acadêmicas foi realizada nessa quinta-feira (1º/9), data de abertura das celebrações pelos 115 anos da Instituição.
Presidiram a cerimônia o reitor da UFLA e presidente do Conselho Universitário (CUNI), professor João Chrysostomo de Resende Júnior; o vice-reitor e vice-presidente do CUNI, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior; e a secretária dos Conselhos Superiores da UFLA, Ione Aparecida Dias, este ano homenageada com o título Mérito Universitário na categoria Técnico-Administrativo. Ao todo, foram 17 homenageados. O reitor destacou a importância do ato de reconhecimento a cada um deles, já que suas ações e percursos deram origem a um legado importante para a Universidade e a sociedade. “É muito importante estar aqui com tantas pessoas ilustres homenageadas, da UFLA e de fora dela”, ressaltou.
O papel das universidades para o País foi enaltecido pelo agraciado com o título de Benemérito Universitário, deputado federal Reginaldo Lopes. Ele lembrou a contribuição da ESAL/UFLA para que a produção rural brasileira se tornasse hoje referência para o mundo. “É muito nobre o papel de ajudar a alimentar o mundo, e temos o dever moral de não deixar ninguém para trás. Esta instituição ainda é jovem e tem muito a contribuir. Os desafios hoje são os de garantir que o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e tudo o que se produz no ambiente acadêmico auxilie nas grandes transições necessárias na economia, no meio ambiente, no ensino básico e outras frentes”. Reginaldo foi homenageado em reconhecimento à sua atuação parlamentar que, ao longo de anos, tem estado comprometida com a Educação e com a valorização da Ciência, Tecnologia e Inovação, havendo inúmeras contribuições prestadas ao desenvolvimento institucional da UFLA.
Confira os homenageados em cada uma das categorias
Professores (as) Honóris causa
Título outorgado a professor ou cientista ilustre não pertencente ao quadro de servidores da UFLA, seja do corpo docente ou técnico-administrativo em educação, mesmo aposentado, que a ela tenha prestado relevantes serviços e/ou, em reconhecimento a contribuições relevantes para a educação.
Maria de Carvalho Tavares
Vanda Amâncio Bezerra Mendes
Cid Figueiredo, sendo representado por Carlos Artur Lopes Leite
Beneméritos da UFLA
Título outorgado a personalidade que tenha se distinguido por contribuições relevantes ou que tenha prestado serviços de reconhecida magnitude à Universidade.
Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes
Professores (as) eméritos (as)
Título outorgado a servidor docente aposentado ou ex-docente da UFLA que tenha se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade ou que tenha alcançado posição eminente em atividades universitárias, cujos serviços ao magistério e à pesquisa forem considerados de excepcional relevância.
Cláudia Maria Ribeiro
Lucimar Leão Silveira
Maria Laene Moreira de Carvalho
Nilton Curi
Ricardo Pereira Reis
Técnicos administrativos (as) eméritos (as)
Título outorgado a pessoal técnico-administrativo aposentado ou ex-servidor ou ex-servidora da UFLA que tenha se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade.
Ana Maria de Rezende.
Jamil Estevão de Carvalho
Paulo Corrêa Ramos
Luiz Antônio Mesquita
Méritos Universitários
Título outorgado anualmente a integrante da comunidade universitária da UFLA que tenha se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade.
Categoria docente
José Eduardo Brasil
Maria das Graças Cardoso
Categoria técnico administrativo (a)
Ione Aparecida Dias
Fonte: UFC
Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.