Marcelo Vianna, é o nosso autor de hoje. Publicou com a Paco as obras “Histórias Da Informática Na América Latina”, “Profissões, Burocracias e Saberes”.
Sobre o autor:
graduado em História (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Universitário La Salle (2006), mestrado e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2011 e 2016), este último com período sanduíche (CAPES), na Frei Universität Berlin em 2015. Atualmente é Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Osório. Também atua na coordenação do GT Acervos: História, Memória e Patrimônio e no grupo de pesquisas Laboratório de História Comparada do Cone Sul. Realizou pós-doutoral em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale dos Sinos. Realiza estudos no campo da História Social das Elites e da Tecnologia, com enfoque na construção dos saberes técnicos de Estado, sua relação com profissões técnicas e com a sociedade.
Livros publicados pela Paco Editorial:
O livro História da informática na América Latina: reflexões e experiências (Argentina, Brasil e Chile), apresenta reflexões e experiências relevantes acerca do modo pelo qual foi desenvolvida e praticada a informática na América Latina, trazendo, para isso, novas ideias, conhecimentos e direções sobre a implantação de tecnologias.
Estruturada em nove capítulos, a obra procura compreender como se deu o processo de criação e apropriação de tecnologias em territórios latino-americanos, especialmente na Argentina, no Brasil e no Chile, abordando os principais aspectos que envolvem a criação de tecnologias e como eles afetam o desenvolvimento tecnológico.
Em “Profissões, burocracias e saberes: perspectivas históricas (Brasil/Argentina/Chile – séculos XIX e XX)” os capítulos e seus pesquisadores trazem novas e revigorantes preocupações para uma área ampla que tem sido nomeada, de forma genérica, de história social das profissões. A história social aqui oferecida situa-se, portanto, numa tendência da pesquisa histórica contemporânea que busca realçar características sociais de dinâmicas profissionais coletivas e individuais, analisando background social e familiar, formação acadêmica, atuação acadêmica e burocrática. Esta publicação é destinada a pesquisadores, professores, profissionais e interessados pelo tema.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!