Maria Fernanda Cardoso Santos é nossa autora de hoje. Publicou com a Paco a obra “Entre a Proteção e a Punição o Paradoxo da Ideologia Punitivista nas Lutas por Reconhecimento e Direitos”.
Sobre a autora:
Doutora e mestre em Filosofia pela Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Psicóloga da SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Natal/RN). Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário UNI/RN. Coordena o Projeto de Extensão Articula Rede, na mesma instituição, e é orientadora acadêmica de estágio no Núcleo de Prática Jurídica Djalma Maranhão e outros equipamentos da rede de atendimento. É membro do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas, Territorialidade e Diferença UNÉ (UFCA/CNPq). Foi consultora no Projeto Turismo e Proteção à Infância (voltado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes), junto à ONG Plan International, em Tibau do Sul (RN). Também coordenou o Projeto Tutelar para o Futuro, que oferecia formação em Direitos da Criança e do Adolescente a agentes da Rede de Proteção em Natal e Tibau do Sul (RN). Participou de vários projetos sociais e educacionais, em São Paulo, no Rio Grande do Norte e na Espanha, oferecendo oficinas e cursos com o fim de fomentar a reflexão dos participantes.
Livro publicado pela Paco Editorial:
Por que associamos punir a proteger? Por que dizemos que uma conduta inaceitável é crime como se isso assegurasse sua inadmissibilidade? O que é considerado crime seria essencialmente “errado”? Nesse livro nos perguntamos sobre o lugar da punição no palco das lutas por reconhecimento e direitos e convidamos os leitores a se unirem ao debate.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!