Confira abaixo os lançamentos de Maio da Paco Editorial, com títulos de diversas áreas.
O livro traz discussões acerca das territorialidades da educação ambiental no sistema federal de unidades de conservação da natureza, buscando compreender como o campo da educação ambiental (EA) compõe as ações territoriais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nas Unidades de Conservação (UCs) federais.
Os anos 1980 foram marcantes na história São Paulo Futebol Clube. Este livro detalha a primeira metade deles. Época em que o time do SPFC ficou recheado de craques renomados, jogando um futebol arte, goleador e que ficou apelidado de A Máquina Tricolor. É verdade que o título brasileiro escapou no detalhe e que a campanha na Libertadores foi decepcionante, mas no estadual, foram dois títulos e dois vices. Além disso, o clube cresceu em estrutura, torcida e reputação
O livro é a continuação do “História do São Paulo F.C., anos 1970”, publicado por esta mesma editora. Mais uma vez, o leitor encontrará de tudo sobre o SPFC entre 1980-84: a política do clube; as contratações, especulações e seus valores; o dia a dia dos campeonatos; os detalhes sobre as finais e partidas decisivas; as fichas dos jogos e dos jogadores; análise tática; as polêmicas; as repercussões na torcida e na imprensa; os motivos para as vitórias e também para as derrotas; a vida dos jogadores; o que dirigentes e atletas falaram aos microfones etc. Tudo isso com uma escrita leve, didática e informal, trabalho de anos de pesquisa criteriosa em diversas fontes.
Os torcedores mais experientes reviverão suas boas memórias. Os torcedores mais jovens terão a experiência de conhecer em detalhes o dia a dia do São Paulo Futebol Clube entre 1980-84.
Este livro é resultado da co-labor-ação, da partilha de saberes e da construção coletiva de conhecimentos entre pesquisadoras, pesquisador e trabalhadoras rurais. A partir de uma perspectiva prática-teórico transdisciplinar, crítica e feminista, nossa intencionalidade é a de valorizar saberes presentes nas situações cotidianas da vida dessas mulheres.
Fotodrama, um estudo psicológico é considerado como o primeiro tratado inteiramente dedicado ao cinema. Hugo Munsterberg defende que o cinema seja uma arte, dividindo seu argumento em duas partes: primeiro é feito um estudo psicológico, no qual expõe a leitura de que o filme funciona como uma espécie de extensão da mente humana, externando o que antes somente seria atos de ordem mental. Em seguida, desenvolve um argumento estético sobre a arte do filme, mostrando suas diferenças do teatro e revelando que, tal como as demais artes, o cinema também possui uma finalidade em si. Para além da discussão central, o texto de Munsterberg surge ao leitor contemporâneo como uma curiosidade histórica de uma personagem muito bem posicionada e capaz de comentar a respeito de filmes nos seus primórdios e com raras documentações disponíveis ao grande público interessado por cinema, fornecendo uma visão sobre o cinema antes do nascimento de Hollywood.
Este livro aborda a escrita da História para iniciantes em pesquisa acadêmica, isto é, graduandos que estão começando um curso universitário nas Ciências Humanas e Sociais. Assim, procurou-se fazer esse exercício com base em pequenas introduções (sobre a historiografia, a teoria da história e a metodologia do ensino de história e suas inserções na pesquisa acadêmica), para mostrar a elas e a eles como e por que se escreve a História da Historiografia, porque e como se estudam a produção e os usos das teorias da História e como as teorias e práticas educacionais contribuem para a formulação de metodologias para o ensino de História.
O presente livro está organizado em quatro capítulos, nos quais, o autor se preocupou por introduzir, no Capítulo I, um pequeno relato do processo de evolução da indústria têxtil no Brasil e no mundo; no Capítulo II procurou expressar como a dificuldade financeira da Igreja, em meados do século XIX, contribuiu para a industrialização do Vale do Jequitinhonha, com a instalação da Fábrica do Biribiri, em Diamantina; no Capítulo III, fazendo jus ao título do livro, nos mostra o extraordinário crescimento e desenvolvimento da Fábrica São Roberto, em Gouveia, sob o comando do grande empresário e empreendedor Alexandre Diniz Mascarenhas e seus herdeiros; e no Capítulo IV, para complementar, relata alguns contos e “causos”, às vezes hilários, dos quais participou e/ou conheceu, ocorridos em seus tempos de menino, de jovem, de trabalhador da fábrica e morador da Vila Operária.
A obra Vertentes em desenvolvimento da linguagem aspectos clínicos e educacionais traz discussões que perpassam pelos conhecimentos da Linguística, Fonoaudiologia e Pedagogia principalmente. Trazendo uma riqueza de temas e estudos que podem ser explorados a cada capítulo.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!