Confira abaixo os lançamentos desta semana do catálogo da Paco Editorial, com títulos de diversas áreas.
Tempos remotos: ensino de história e a pandemia do Covid-19, traz a partir da reunião de diferentes textos, uma importante reflexão a respeito das experiências com o ensino de história no período da pandemia da Covid-19. Os organizadores buscam a partir dos textos dispostos na obra, contribuições e reflexões de professores que dividiram suas trajetórias e vivências com o ensino remoto em tempos de pandemia, buscando respaldo teórico sobre o assunto, além de destrinchar os desafios encontrados por professores, alunos e, também, para as instituições públicas de ensino, tanto no processo de adaptação ao ensino remoto, quanto a readaptação.
Filosofia presente: ensaio para novas transformações, é uma coletânea, de importante contribuição para o debate acerca do ensino de filosofia no atual cenário da educação brasileira. O objetivo dos autores com essa obra é tornar o ensino de Filosofia nas escolas, algo democrático, assim como mostrar a importância do acesso a educação como um todo, para todos. Além disso, os autores buscam discutir as questões didáticas e referentes à formação docente e sua importância para esse processo de transformação.
A obra Dicionário audiovisual, em seu primeiro volume, faz parte da Coleção Cinegrafias e, como o próprio título indica, apresenta um conjunto de verbetes relacionados à linguagem específica do audiovisual, oferecendo um meio de consulta para estudiosos da imagem em movimento ou leitores interessados no conhecimento dos meios audiovisuais. Constituído por verbetes organizados por sete áreas do audiovisual, este dicionário aborda metodologias de análise de textos audiovisuais, correntes estéticas da atualidade, teorias da produção e recepção na sua transposição para o mundo digital, além de elementos da enunciação que permitem associar as bases desse conhecimento às plataformas interativas e digitais.
A obra A formação continuada e a diversidade na sala de aula, apresenta aos leitores reflexões sobre diversidade e práticas pedagógicas, e o quão desafiante tem sido para professores lidarem com essa realidade em sala de aula e no processo de ensino, de maneira que é notável o quanto essa questão não pode ser ignorada. Ao longo da obra são discutidas práticas que podem implantadas e que podem ser soluções para haja a mudança necessária no cenário apresentado, de maneira que preparem o professor para ter um olhar ainda mais inclusivo e atento as diversidades.
O (Re)inventar de Práticas Pedagógicas com as Tecnologias Digitais em Tempos de Pandemia: Da Educação Básica ao Ensino Superior, é resultado de pesquisas e relatos feitos por pesquisadores e professores, considerando suas experiências, esforços e iniciativas a cerca do aprendizado no período da pandemia do coronavírus, levando em conta os desafios enfrentados, tanto por profissionais quanto pelos alunos. De modo que, a referida obra destaca a importância da tecnologia e do Ensino Remoto Emergencial, para as práticas pedagógicas. O objetivo maior deste livro é oferecer ao leitor refletir e conhecer sobre as alternativas que favorecem uma reinvenção de práticas pedagógicas.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!