Estão abertas as inscrições para o Edital nº 07/2022, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que prevê seleção unificada para os benefícios de auxílio-creche, auxílio emergencial, isenção parcial e total de Restaurante Universitário, e Residência Universitária. A seleção se destina a estudantes em situação de vulnerabilidade social comprovada que estejam cursando graduação presencial. As inscrições têm início no dia 16 e seguem até 24 de agosto.
Os benefícios dos auxílios emergencial e creche estão disponíveis para todos os campi da UFC. O auxílio-creche beneficiará até 53 estudantes que detenham a guarda e coabitem com os filhos entre 6 e 48 meses incompletos.
Já o auxílio emergencial é um benefício financeiro cujo objetivo é dar suporte a estudantes com dificuldade em se manter estudando. Serão atendidos até 500 alunos que devem se encaixar em um dos seguintes critérios: morar em município diferente do campus em que estuda; necessitar de tratamento de saúde para continuar os estudos ou se encontrar em limitação temporária por conta de problemas com saúde mental; possuir dificuldade para adquirir material acadêmico, mediante solicitação do professor; ou ainda estar em situação de vulnerabilidade ou risco social, sem conseguir acessar nenhuma outra forma de suporte.

Os estudantes com situação de vulnerabilidade social comprovada podem pleitear ainda isenção total ou parcial do Restaurante Universitário. A isenção parcial garante duas refeições diárias (almoço e jantar) nos campi de Fortaleza, Quixadá, Sobral, Crateús e Russas. Já a isenção total garante as três refeições (café da manhã, almoço e jantar) àqueles estudantes que morem em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, com exceção da Capital.
Por fim, o edital também abre vagas para a Residência Universitária. São 100 vagas para estudantes dos campi de Fortaleza (48 vagas femininas e 52 masculinas). Os interessados precisam ter núcleo familiar residindo no Interior ou em outros estados, apresentar dificuldades socioeconômicas comprovadas e estar prioritariamente na primeira graduação.
Os alunos beneficiados com a Residência Universitária têm direito à moradia custeada pela Instituição, isenção de todas as refeições no Restaurante Universitário, auxílio financeiro para alimentação nos fins de semana e feriados, e auxílio instalação, concedido uma única vez para despesas iniciais de acomodação.
Fonte: UFC
Para saber mais, clique no link