A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e o A.C. Camargo Cancer Center lançam, nesta segunda-feira (24), o primeiro Doutorado Interinstitucional (Dinter) na área de Oncologia do Amazonas. As inscrições iniciam hoje e vão até o dia 20 de junho de 2023.
O edital de abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso na pós-graduação oferece nove vagas. E está disponível nas páginas do A.C Camargo e da FCecon. Avanço A criação do programa de Doutorado em Oncologia na FCecon é um grande avanço para a formação de profissionais na área e desenvolvimento de pesquisas no Estado, avalia o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.
“A formação de profissionais na área de Oncologia é vital para oferecermos, cada vez mais, um tratamento oncológico de qualidade. A FCecon é um hospital de alta complexidade e referência na região. Por isso, precisamos avançar em mão de obra qualificada e em pesquisa”, disse Mourão.
Público Os interessados devem ser profissionais vinculados aos grupos de pesquisa da FCecon; ter participado como orientador ou co-orientador ou colaborador de projetos de pesquisa desenvolvidos na Fundação nos últimos cinco anos; entre outros requisitos descritos no edital. A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, destaca que esta é a primeira turma de Doutorado em Oncologia no Amazonas, e trará benefícios ao estado. “Essa iniciativa é extremamente importante para o estado do Amazonas, para a Oncologia do Amazonas, para a Fundação Cecon, para a população e nossos pacientes. Estaremos fazendo um esforço na formação de recursos humanos ainda mais qualificados. E, assim, com um time maior de doutores, a Fundação irá se colocar no mapa do Brasil e do mundo como referência do tratamento e das pesquisas em Oncologia”, afirma Torres. A diretora salienta que os alunos poderão desenvolver pesquisas voltadas à Oncologia com muito mais suporte tecnológico, avanços e troca de ideias. Seleção A seleção dos candidatos será baseada na disponibilidade de vagas. E estará ligada ao projeto de pesquisa e análise documental apresentados. Toda a documentação necessária e demais etapas estão descritas no edital. O curso terá a duração de até 48 meses. As disciplinas serão oferecidas no formato on-line, com docentes do A.C. Camargo e co-orientação dos pesquisadores da FCecon. O aluno deve prever disponibilidade para as atividades científicas necessárias para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa, incluindo atividades presenciais.
Fonte: Portal Marcos Santos
Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.