O livro “Fascismo. Suas raízes históricas inerentes à lógica do Capital”, de Cristiano Apolucena Cabral, discutem e busca compreender as raízes de uma antiga realidade que está se fazendo cada vez mais presente em diversos países do mundo.
Por este motivo, diante da necessidade de compreensão deste momento histórico, a presente obra apresenta o Fascismo em seu significado conceitual e origem histórica trazendo seus elementos políticos, ideológicos, econômicos, culturais e psicológicos tanto enquanto em sua natureza estrutural quanto em suas formas históricas em que se apresentou no mundo e mais especificamente no Brasil.
Com isso, ao se analisar a história brasileira, em particular, vê-se que carrega diversas experiências que são vivências fundamentais ao surgimento do fascismo, tais como o racismo; o genocídio indígena; a violência contra a mulher e LGBTQIA+; o estado de exceção vivenciado pelos pobres e miseráveis; e, por fim, a relação expropriadora e exploratória sobra as classes proletárias, médias e camponesas. Destas experiências vê-se as violências sobre os corpos, as mentes, as esperanças, os desejos eliminando qualquer possibilidade de empoderamento de raça e gênero, liberdade individual e emancipação de classe. A instalação da violência, do medo, do ódio, do autoritarismo, do ressentimento, da insegurança são, assim, condições determinantes para a experiência e implementação fascista na sociedade e no estado. São a partir destes elementos que estruturam emocional e racionalmente o caráter sádico-masoquista fascista em sua busca pelo controle e poder.
Por este motivo – pelo poder e dominação – a experiência fascista no governo e na sociedade luta para instalar cada vez mais o caos e a violência política, econômica, cultura e social com a intenção de manutenção da ordem e fortalecimento da classe inerentemente fascista: a burguesia.
Eis o nosso grande desafio: entender este momento histórico e lutar para que a nossa tão frágil democracia não seja esmagada.
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:
Fascismo: suas raízes históricas inerentes à lógica do capital, de Cristiano Apolucena Cabral, é uma obra que trata do surgimento, estrutura, principais ações, sujeitos históricos, ideologia e intenções do fascismo, analisando os elementos essenciais e condições históricas para sua constituição.
Organizado em oito capítulos, o livro apresenta os elementos latentes que contribuem para o surgimento do regime fascista, abordando, para isso, diversas experiências fundamentais para sua construção, tais como racismo, genocídio indígena, violência contra as mulheres e LGBTQIA+, entre outros.