Etnomatemática
Conteúdos Paco,  Serviço

Etnomatemática

A mobilização de ideias matemáticas não acontece somente no espaço escolar. Nas práticas socioculturais, desenvolvidas por todos os povos, estão implícitas ideias matemáticas que se manifestam em seus saberes e fazeres, no modo de contar, localizar, medir, conjecturar, construir, explicar, resolver problemas. O estudo das práticas socioculturais é um dos interesses da Etnomatemática que vê no modo como os saberes e fazeres socioculturais são estruturados, desenvolvidos, validados e comunicados, a mobilização de processos cognitivos como a linguagem, a percepção e a memória enraizados culturalmente.

Ao longo de nosso desenvolvimento como espécie construímos histórias, memórias e nos organizamos em grupos com aprendizagens e culturas diferentes mantendo, entretanto, semelhanças que permitem nos reconhecermos como seres humanos. Como habitantes de um mesmo planeta enxergamos as diferenças socioculturais que caracterizam determinados povos e sociedades em distintas partes da Terra e nos questionamos sobre as diferenças presentes na construção do conhecimento e na lógica própria que determinados grupos utilizam para sistematizar suas instituições educativas.

A Etnomatemática, seja como Programa de Pesquisa ou Tendência da Educação Matemática, um dos referenciais teóricos que permite o conhecimento, a valorização, a difusão, a reflexão e o estabelecimento de diálogos entre as ideias matemáticas presentes nos saberes e fazeres socioculturais e os conceitos matemáticos curricularizados.

Texto de Lucélida de Fátima

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Esta obra reflete sobre o que constitui uma ação pedagógica etnomatemática. Essa indagação fomenta reflexões acerca da definição e da ação pedagógica etnomatemática, assim como da necessidade de, em contextos escolares inseridos na Educação do Campo, haver uma percepção dos processos cognitivos mobilizados culturalmente e, um diálogo entre os saberes culturais e os saberes científicos. Esse diálogo pode ser o eixo estruturante da aprendizagem matemática significativa, contribuindo para os estudantes ler e entender a realidade em que estão inseridos. Este livro nos instiga reflexões sobre o ensino de matemática que podem se tornar organizadores prévios da aprendizagem matemática em diferentes contextos culturais.

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