Por que uma pessoa para de estudar depois de já ter começado o seu curso? Por que, após todo o investimento de tempo, dinheiro e expectativa, alguém simplesmente para de frequentar as aulas da turma em que está matriculado? Essas são as perguntas que guiam as preocupações desse livro, que visa refletir sobre o sistema educacional brasileiro pela perspectiva dos alunos – ou melhor, dos ex-alunos, pois esses têm muito a dizer sobre a educação ao desistir do seu título. De praxe, é possível contabilizar os números da evasão, é possível a investigar quantitativamente por meio de modelos estatísticos (assim como qualitativamente é possível conduzir entrevistas), porém a articulação entre diferentes níveis (básica e superior) pode ajudar a compreender melhor certa “cultura escolar” que perpassa esses diferentes espaços e assim produzir uma reflexão mais abrangente das práticas educativas como um todo. Ou seja, unificar esses estudos mediante uma obra coesa vai produzir uma pesquisa colaborativa com conclusões mais transversais e que podem ser úteis para se pensar o aprendizado ao longo da vida do aluno brasileiro, que encara outras dificuldades além das didáticas e que merecem ser conhecidas pelo grande público.
Texto de Ricardo Cortez Lopes
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:
Estudos empíricos e teóricos sobre representações: (coletivas/cognitivas/sociais/morais), traz uma discussão relevante sobre o conceito de representação, considerando as diferentes perspectivas e tipologias que o cercam. Os capítulos apresentados nessa obra problematizam o tema, de modo que os autores apoiados em estudos práticos, pesquisas e grande aparato teórico e empírico, buscam promover a discussão sobre a representação, como algo vivo e parte da vida cotidiana.
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