A ESCP Business School é uma escola de negócios fundada em Paris, em 1819, por um grupo de empresários europeus com objetivo de promover uma visão global sobre os estudos empresariais. A instituição está classificada entre as melhores escolas de negócios da Europa e possui 3 programas no Top 10 mundial de acordo com o ranking do Financial Times 2021: o EMBA, Pré-experiência de Mestrado em Finanças e o Mestrado em Gestão.
Criada com o nome de Ecole Spéciale de Commerce et d’Industrie e posteriormente renomeada como Ecole Supérieure de Commerce, a instituição tem programas com foco em estudantes que desejam construir uma carreira internacional.
Adquirida pela Câmara de Paris de Comércio e Indústria em 1969, atualmente, a Escola de Negócios ESCP conta com 6 campi distribuídos em 6 países: Paris, na França; Berlim, na Alemanha; Londres, na Inglaterra; Madrid, na Espanha; Turim, na Itália; Varsóvia, na Polônia.
Uma escola de negócios internacional
A internacionalização da ESCP está presente em diversos aspectos. Atualmente a Escola de Negócios conta com 170 professores pesquisadores de 33 nacionalidades diferentes, cerca de 8.000 estudantes de 120 países e alianças acadêmicas com instituições de 47 países. Os programas são estruturados com foco em formação de líderes, multidisciplinaridade, estudos de caso e simulações de negócios.
Nos campi da universidade, os estudantes têm à disposição 50 clubes e associações que organizam encontros para networking, atividades artísticas e culturais, eventos, discussões políticas, torneios esportivos e eventos sociais.
A Escola de Negócios oferece diversos programas nos níveis de Bacharelado, Mestrado e Doutorado, além de cursos online e de verão. São eles:
- Programas de período integral;
- Bacharelado em Gestão;
- Mestrado em Gestão;
- Mestrados Especializados nas áreas de: Comunicação, Marketing, Criatividade e Vendas, Gestão e Consultoria de Projetos, Transformação Digital, Empreendedorismo e Inovação, Finanças, Auditoria e Gastronomia;
- MBA em Gestão Internacional.
Como funcionam as bolsas de estudo da ESCP
A política de bolsas de estudo e financiamento da ESCP varia de acordo com o programa cursado e o ano letivo. De acordo com a Escola de Negócios ESCP, a instituição incentiva a prática de conhecimentos obtidos no curso em estágios que são obrigatórios para a graduação do estudante.
- Bacharel em Gestão:
As bolsas podem cobrir de 10% a 50% das mensalidades (sem contar a taxa de matrícula do primeiro ano) e são atribuídas com base em critérios, como mérito, diversidade e necessidades financeiras. Eles são renováveis.
- Mestrado em Gestão:
Estudantes não europeus são elegíveis para bolsas de estudo por mérito, que são concedidas após o aluno ser admitido no programa Mestrado em Gestão. As bolsas podem reduzir o valor das mensalidades de 25% até 100% no primeiro ano. Entretanto, elas são concedidas apenas para o primeiro ano de estudos e não são renováveis.
- Mestrado em Gestão de Imóveis, Mestrado em Gestão de Projetos Digitais e Consultoria, Mestrado em Gestão Hoteleira e Turismo, Mestrado em Marketing e Mídia Digital
Para os programas acima, a ESCP Business School chega a oferecer 30 bolsas parciais de 3.000 euros que são distribuídas de acordo com as necessidades financeiras e méritos acadêmicos do candidato, no modelo de ordem de chegada.
- MBA em Gestão Internacional
As bolsas para o programa são concedidas após a admissão dos novos estudantes e são divididas nos seguintes critérios:
- Bolsas de “Diversidade e Mérito” no valor de até 8.000 euros. Os critérios de seleção consideram formação acadêmica, experiência profissional, personalidade e “perfil único” (critérios, como local de nascimento, experiência de vida etc.) e resultados acadêmicos;
- Bolsa de “Excelência” no valor de até 9.000 euros. Os critérios de seleção consideram os resultados da candidatura do estudante aprovado;
- Bolsa “Mulheres na Liderança” no valor de 15 mil euros;
- Bolsa “ONG / Trabalho sem fins lucrativos” no valor de 15 mil euros;
- Bolsa “Empreendedorismo” no valor de 15 mil euros; Bolsa de “Contribuição para a Sociedade” no valor de 6.000 euros;
- Bolsa “Excelência Latina” para estudantes espanhóis e latino-americanos.
Fonte: Uol Economia
Gostou? Para mais informações clique aqui.