O que são hiatos? Como diferenciá-los de ditongos e tritongos? Quais as regras de acentuação dos hiatos segundo o novo acordo ortográfico? Confira a seguir!
O que é hiato?
Hiato é um encontro vocálico. Ele ocorre quando duas vogais ficam uma ao lado da outra em uma palavra, mas pertencem a sílabas diferentes.
Veja alguns exemplos:
- Ba-ú
- Ci-ú-me
- Co-e-lho
- Co-o-pe-rar
- O-ce-a-no
- Pi-a-da
- Sa-ú-de
Os hiatos acontecem porque as vogais são a base de uma sílaba, ou seja, são pronunciadas com mais força. Via de regra, duas vogais não podem ficar na mesma sílaba.
Então, por que a palavra pneu é monossilábica? Porque, na verdade, quando falamos de encontros vocálicos, nos referimos aos sons da fala, os fonemas, e não as letras em si. Essa relação entre som e escrita é estudado pela fonética, que classifica os fonemas da seguinte forma:
Vogais: fonemas que possuem som forte (a, e, i, o, u). Toda sílaba precisa de uma vogal para existir. Exemplo: ba, be, bi, bo e bu.
Semivogais: fonemas que são pronunciados com menos força do que as vogais. Todas as letras que recebem som de “i” e “u” em uma sílaba são consideradas semivogais e precisam ser acompanhadas de uma vogal para formar uma sílaba. Exemplo: qua, que e guai.
Consoantes: fonemas que não podem ser pronunciados sozinhos. Por isso, estão sempre acompanhados de uma vogal ou uma vogal e uma semivogal (ditongo ou tritongo). Exemplo: ba, pi, que e guão.
Então, a proximidade das vogais e semivogais em uma palavra dão origem aos encontros vocálicos: hiato, ditongo e tritongo.
Qual a diferença entre hiato, ditongo e tritongo?
Devido a sua semelhança, é comum confundir os hiatos com os ditongos. Conheça as diferenças entre os três tipos de encontros vocálicos:
Ditongo: é a união de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Assim, enquanto no hiato as vogais são separadas, no ditongo elas ficam na mesma sílaba que a semivogal. Exemplo: pa-ís (hiato), pais (ditongo), i-a-te (hiato), herói (ditongo).
Tritongo: é o encontro de duas semivogais e uma vogal na mesma sílaba, nesta ordem: semivogal-vogal-semivogal. A diferença é que o hiato é formado apenas por duas vogais. Exemplo: Pa-ra-guai (tritongo), pi-a-da, (hiato), sa-guão (tritongo), pi-o-lho (hiato).
Quais as regras de acentuação dos hiatos?
Além da divisão silábica e pronúncia, os hiatos também possuem regras específicas de acentuação. Veja quais desses encontros vocálicos recebem acento gráfico:
Os hiatos formados pelas vogais “i” ou “u” sozinhas na sílaba ou seguidas de “s” recebem acento gráfico, desde que não sejam seguidas de “nh”. Exemplos: ju-í-zes, mi-ú-do, ba-la-ús-tre, Lu-ís, ra-i-nha, mo-i-nho.
Os hiatos precedidos de ditongos em palavras paroxítonas (com penúltima sílaba mais forte) não recebem acento gráfico. Exemplo: fei-u-ra, ji-boi-a.
Antigamente, os hiatos “oo” e “ee” recebiam acento circunflexo. Contudo, após a reforma ortográfica, essa regra deixou de existir. Por isso, agora palavras como “voo”, “abençoo”, “deem” e “creem” não têm mais acentuação gráfica.
Agora é a sua vez:
1. Quais dessas palavras contém hiatos?
- A. Faísca
- B. Mãe
- C. Amendoim
- D. Peixe
Resposta correta: A e C.
2. Quais desses hiatos recebem acento?
- A. Luiz
- B. Ideia
- C. Ruina
- D. Veem
Resposta correta: C
Achou interessante? Não esqueça de acompanhar o blog para mais!