Você sabe o que é metonímia e como ela é utilizada em nossa língua? Apesar do nome “diferente”, estamos falando sobre algo extremamente comum em nosso cotidiano, e estamos aqui para te mostrar que você, provavelmente, a usa muito.
Em nosso artigo, você vai entender o que é metonímia, e vai conferir alguns dos exemplos mais comuns de serem encontrados no português. Além disso, vamos falar um pouco mais sobre as diferenças entre essa figura de linguagem e a metáfora.
Venha conferir!
O que é metonímia e ela é permitida na gramática?
A metonímia é uma das figuras de linguagem mais comuns da nossa língua, e usamos ela com grande frequência. Isso porque, estamos falando sobre usar um termo no lugar de outro, hábito que, mesmo sem notar, fazemos automaticamente.
Quando falamos que “ao menos temos um teto para dormir‘, não estamos nos referindo a um teto propriamente dito. Aqui, estamos tratando sobre uma casa inteira, que tem um teto, mas que, nas frases, pode ser substituída por uma de suas partes, por exemplo.
De toda forma, a metonímia pode ser usada de diversas outras formas, com algumas sendo mais comuns que outras. Em nosso próximo tópico, vamos apresentar alguns dos exemplos mais populares de serem encontrados quando falamos português.
Quais são os exemplos de tipos de metonímia?
Existem diferentes tipos de metonímia que podemos encontrar ao analisar a Língua Portuguesa. Entre os que mais se destacam, que podemos citar como exemplos, são os seguintes:
- causa pelo efeito: conseguimos comprar essa casa graças ao suor dos nossos pais (aqui, o ato de suar é usado como “trabalho’);
- autor pela obra: já li Machado de Assis inteiro algumas vezes (nesse caso, estamos falando sobre os livros de Machado de Assis, e não sobre a pessoa em si);
- parte pelo todo: o Fabiano tinha mais de cabeças de gado só em uma das fazendas (aqui, estamos falando sobre os gados inteiros, e não apenas sobre uma parte deles);
- marca pelo produto: eu amo beber Toddy com leite gelado em dias quentes (aqui, estamos nos referindo ao achocolatado, e não à marca Toddy em si);
- gênero pela espécie: o homem já é o grande mal desse planeta (nesse caso, estamos nos referindo à humanidade como um todo, e não apenas aos homens).
Metonímia é a mesma coisa que metáfora?
Muitas pessoas confundem metonímia e metáfora, porém, estamos tratando de figuras diferentes. Enquanto a primeira substitui um termo por outro, por relação de proximidade, a segunda já faz uma espécie de comparação, sendo diferente na prática.
Quando se fala que “Laura é uma gata’, estamos comparando a beleza de Laura com a de um gato, por exemplo. Isso é uma metáfora, pois não estamos fazendo a substituição de um termo por parte dele, ou por algo relacionado a isso.
Esperamos que tenha conseguido entender o que é metonímia por meio dos exemplos que foram citados.
Achou interessante? Não esqueça de acompanhar o blog para mais dicas como essa!