“Anexo” é uma palavra que em português significa que “algo foi acrescentado ou incorporado a outra coisa”, conforme o Dicionário Online de Português. No entanto, esta expressão gera grande confusão: deve-se escrever num corpo de e-mail que “o documento está anexo” ou “o documento está em anexo”? Por trás desta questão, há alguns segredos gramaticais importantes!
Se você já teve ou é periodicamente assolado por esta dúvida, continue lendo para descobrir as respostas!
Anexo / Anexa
Retomando o exemplo do primeiro parágrafo, qual das duas frases está correta?
Resposta: as duas! Ambas são possíveis na gramática da língua portuguesa, porque, apesar de parecer, elas não estão expressando exatamente o mesmo sentido.
“Anexo” como está na alternativa A é um adjetivo, portanto obrigatoriamente acompanha o substantivo em gênero e número. Observe:
a) O documento está anexo.
b) Os documentos estão anexos.
c) A tabela está anexa.
d) As tabelas estão anexas.
e) As tabelas estão no formulário anexo (neste caso, veja que o adjetivo “anexo” está concordando com o substantivo “formulário”, não “tabelas”, por isso que está no masculino singular).
Em anexo
Esta expressão é uma locução adverbial, ou seja, funciona como complemento do verbo. Assim, como não se refere a nenhum adjetivo, ela não segue variações de gênero e número, é invariável. Traduzindo na linguagem do nosso exemplo, esta forma enfatiza como o arquivo está sendo enviado. Assim, temos:
a) A música está em anexo.
b) As músicas estão em anexo.
c) O relatório vai em anexo.
d) Os relatórios vão em anexo.
Anexo como substantivo
Há dois casos em que a palavra “anexo” pode virar ou ser tratada como substantivo. Vamos primeiro aos exemplos:
a) A informação está no anexo.
b) As informações estão nos anexos.
Nestas duas frases, o que se destaca na maneira de escrever é algo que está dentro do arquivo anexado.
Um truque de redação é não esquecer a diferença entre as expressões “em anexo” e “no anexo”: “no” é a junção da preposição “em” e do artigo masculino definido “o”, o que sublinha ainda mais a importância do substantivo que ele acompanha.
Já em orações como “Segue o anexo solicitado”, “anexo” é considerado um sintagma nominal (expressão que, apesar de não ser um substantivo, aqui está nomeando algo) que tem a função de sujeito (núcleo) desta frase, portanto precisa concordar com o verbo que o acompanha. Assim, no plural fica: “Seguem os anexos solicitados”.
Anexado / Anexada
Estas formas são menos utilizadas, muitas vezes por desconhecimento, mas também são válidas gramaticalmente falando, pois também expressam sentidos levemente diferentes dos estudados até agora.
“Anexado”, na verdade, é o particípio do verbo “anexar”, e também segue a regra de flexão em gênero e número, conforme o substantivo ao qual se refere. Mas só pode ser usado / deve ser usado em tempos verbais compostos e na voz passiva, porque expressa o estado da ação verbal depois de concluída. Aqui estão alguns exemplos:
a) O formulário foi anexado aos demais documentos do aluno.
b) Os relatórios estão anexados a esta pasta.
c) As notas dos alunos estão anexadas no e-mail.
d) A pintura foi anexada ao e-mail.
Achou interessante? Não esqueça de acompanhar o blog para mais dicas como essa!