Conteúdos Paco,  Serviço

Dia do Músico

Confira nossa seleção de 5 livros para comemorar o Dia do Músico!

O livro A significação na música de cinema trata das formas como a música adquire e atribui sentido em contexto cinematográfico. Por meio de uma perspectiva diacrônica e de análises de filmes fundamentadas em teorias de viés semiótico e cognitivista, Juliano de Oliveira investiga como a trilha musical tem sido utilizada no cinema como parte do processo de construção e desconstrução de estereótipos, contribuindo, destarte, para a criação de diferentes imaginários míticos. Para tal, o autor se foca em dois gêneros, a saber, o western e a ficção científica, a fim de observar como se deu a formação de inventários musicais particulares associados a temáticas específicas. Ao longo do texto, o leitor será apresentado à ideia de “imaginário sonoro do gênero cinematográfico”, proposta pelo autor como sendo o conjunto de gestos, musemas, tópicas e sons concretos utilizados na trilha musical e associados à paradigmática fílmica. A identificação dos elementos constituintes deste imaginário sonoro ajudará a compreender a significação musical à luz dos códigos e da mitologia que fundamentam o gênero cinematográfico.

COMPRAR

Alda Oliveira desenvolve neste livro a Abordagem PONTES, apresentando os elementos básicos e as principais competências para o desenvolvimento de articulações pedagógicas e pontes para aproximar indivíduos da música. Exemplos práticos são apresentados em que a música é trabalhada de forma articulada, com diferentes alunos e contextos socioculturais.

COMPRAR

Este caderno de atividades foi elaborado com a finalidade de auxiliar professores de violão que lidam com crianças na faixa etária de 7 a 11 anos de idade. O nosso objetivo foi apresentar atividades que ajudam a prática instrumental das aulas coletivas de violão. Especificamente, tem o intuito de desenvolver a percepção musical, exercitar a escrita e a leitura musical de cifras e partituras, além da prática de tocar em solo e em conjunto durante as aulas. No ensino coletivo de violão e de outros instrumentos para principiantes, a imitação é bastante utilizada como recurso. Assim como aprendemos muitas coisas olhando os outros, com o tocar não é diferente. Por este motivo, as atividades iniciais, a execução dos exercícios básicos e pequenos trechos melódicos devem estar focados na posição, no segurar o instrumento, na emissão sonora e na prática auditiva. A imitação volta-se para a obtenção do resultado sonoro e não na decodificação de símbolos. Este livro não é um método a ser seguido página a página. Os professores podem mesclar atividades diferentes em um primeiro estágio, retornando ao mesmo conteúdo com material diferenciado, ou ampliando a dificuldade de acordo com o desenvolvimento e necessidade dos estudantes.

COMPRAR

Esta obra busca compreender quais são as ideias de música das crianças no contexto de um coro infantil, analisando seus pontos de vista sobre suas práticas musicais. Neste livro, são apresentados os conceitos da área de educação que discutem a visibilidade das crianças em pesquisas científicas, bem como as pesquisas da área de educação musical que analisam as perspectivas das crianças sobre o fazer musical. Trazendo à tona as ideias das crianças sobre suas relações com a Música e o Coro Infantil, o livro analisa aspectos relacionados as falas das crianças sobre as apresentações e o ser artista, como deve ser o repertório de um coro infantil pelo olhar das crianças, suas noções de participação e engajamento, e as discussões sobre o porquê e o para quem cantamos em um coro infantil.

COMPRAR

Entramos no século XXI com infinitas possibilidades de acesso rápido às informações, mas, apesar da grande oferta, nem sempre as mesmas são qualificadas. É comum serem manipuladas para atender a um determinado segmento, não fomentando, consequentemente, a ampliação do conhecimento, mas restringindo-o. Cada vez mais há a necessidade dos dados estarem organizados de forma precisa, mas, ao mesmo tempo, passível de expansão. Aqui entra a importância do livro de Larissa Mattos, fruto de sua pesquisa de Mestrado, cuja leitura eu recomendo. A autora aborda questões relativas à técnica dos instrumentos, à produção do som e timbragem da formação violoncelo/viola, além de listar as composições escritas para este efetivo nos séculos XX e XXI. O resultado numérico, até para os menos céticos, é impressionante! Mas se o leitor está pensando que esta listagem poderia afunilar sua pesquisa, ao acessar uma determinada obra, verificará as muitas possibilidades de aprofundamento, pois estarão à sua disposição, dentre outros itens, o nome das editoras, links de performances, de gravações e o mais importante: o contato dos compositores. (Prof. Dr. Hugo Pilger, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio))

COMPRAR

Gostou? Acesse nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *