Quase tudo o que ocorre na vida e no Universo acontece de maneira cíclica. É através da ciclicidade que a Natureza evolui. O conhecimento científico existente circula com vigor dentro das universidades, centros de pesquisa e nas publicações especializadas. Muito desse conhecimento, entretanto, escapa da atenção do cidadão comum. O livro Ciclos Naturais, com sua abordagem inovadora, sacode o conhecimento acadêmico e o traduz para a linguagem do homem comum.
As principais características e dinâmicas dos ciclos naturais astronômicos e do Sistema Terra são tratadas de forma direta e objetiva, sem fórmulas químicas ou equações.
Além de uma nova abordagem sintética de como evolui o Universo, as galáxias, o Sistema Solar, o planeta Terra e a vida que nele reside, essa abordagem difere da análise convencional por considerar que a Natureza opera a evolução de maneira cíclica e não linear.
Esse é um estudo que nos leva a refletir sobre a Natureza, desde a macro escala do Universo até a microescala dos seres unicelulares. Você irá descobrir os fatos sobre a origem da vida, as mudanças climáticas e o que a humanidade precisa fazer para prosperar após desastres naturais e pandemias.
O ciclo da vida, mudanças climáticas, pandemias, desastres naturais, evolução planetária, bio e geodiversidade, além de outros fenômenos da Natureza explicados de maneira que o público em geral, de qualquer idade, pode extrair conhecimento para as decisões e escolhas do seu dia a dia. Descobrir o lugar da Humanidade neste Universo é a fórmula mágica da sobrevivência.
Como essa obra procura traduzir e simplificar o conhecimento científico acadêmico na posse de poucos, e democratizá-lo para todos, esse objetivo não se alcança sem um certo potencial de gerar polêmicas.
Autor: Renato Pimenta de Azevedo
Gostou do tema? Confira o livro publicado pela Paco Editorial:
Ciclos naturais: como a natureza opera a evolução, aborda de maneira simplificada alguns importantes conhecimentos científicos, considerando a natureza e seus processos de evolução do universo, ciclos e dinâmicas do Sistema Solar e Terrestre, com uma linguagem desocupada. O objetivo é promover a divulgação científica a respeito do processo cíclico da evolução da natureza ajudando a entender a origem da vida, assim como, o papel da humanidade para combater os desastres naturais.
Um comentário
Rafael von Gehlen
Caro leitor! Este não é um livro de divulgação científica tradicional, que simplifica os conceitos a ponto de torná-los vazios. Não, pelo contrário, o autor leva seu público muito a sério. Trata-se de obra que segue a tradição dos grandes divulgadores de ciência, como R. Dawkins, C.Sagan, S. J. Gould, S. Weinberg, P. Atkins e S. M. Carroll. Prepare-se, portanto, para arregaçar as mangas e adentrar numa aventura pelo mundo da física, astrofísica, astronomia, cosmologia, biologia, química, geologia e geofísica. Maravilhe-se pela majestade dos Ciclos de Milankovitch. Entenda como uma infinidade de ciclos de períodos de anos a bilhões de anos ditam a evolução do planeta Terra e do universo.
Particularmente interessante é a discussão sobre o clima e o papel que o CO2 e o vapor d’água -especialmente este último-, possuem na formação do efeito estufa. Trata-se de assunto importantíssimo e que o autor trata com maestria, virtuosidade e amplo conhecimento científico.
Trata-se também de obra com mensagem otimista. Não um otimismo juvenil, inconsequente e infundado, mas sim otimismo com fulcro na crença que o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, aliado à adaptação, e não luta da humanidade contra a natureza, é a chave para o florescimento de nossa espécie. O autor lembra a este comentarista o otimismo de D. Deutsch: “… all evils are due to a lack of knowledge, and that knowledge is attainable by the methods of reason and science“; “By the ‘wealth’ of an entity I mean the repertoire of physical transformations that it is capable of bringing about. That is basically a matter of knowledge”.
Caso o leitor não tenha nenhuma formação em ciências naturais, esteja preparado para uma belíssima introdução a este ramo do conhecimento, e como ele nos ajuda a compreender o complexo mundo no qual nos encontramos imersos. Caso tenha, a revisão dos conceitos explorados no livro não será um prazer menor. Pelo contrário: a viagem pelos vários ramos da ciência à qual o autor nos convida é um lembrete que apenas um conhecimento integrado e amplo é apto a desvendar as maravilhas do mundo. Portanto, arregace as mangas e comece a aventura!