Conteúdos Paco,  Serviço

Dia Nacional do Teatro

Comemore o Dia Nacional do Teatro com nossa seleção de 4 livros essenciais sobre a arte dos palcos!

A obra foi idealizada e concebida a partir de questionamentos que, frequentemente, surgiam nos debates realizados apos as apresentacões das leituras cenicas e aparecem constantemente na sala de aula: uma peca teatral e escrita apenas para ser encenada? Por que os textos teatrais ganham tao pouco espaco nos livros didaticos? Essas e outras perguntas sao respondidas nesta obra, que cumpre o papel de divulgar a dramaturgia em espacos e escolas publicas e inovando ao ter como palco para a encenacao, um “trailer-teatro” tecnologico, reunindo caracteristicas que vao ao encontro do titulo deste livro.

COMPRAR

Em Tubinho – o teatro no circo é apresentada a trajetória do Circo de Teatro Tubinho, que de 2001 a 2016 levou alegria a muitas famílias. A história começou com o sonho do menino Zeca de recriar o circo da família, ouvindo os relatos de seus familiares. O menino cresceu, se transformou no ator Pereira França Neto e no palhaço Tubinho. Ele realizou seu sonho, com a ajuda de parentes, amigos e de desconhecidos. O sonho significou muito trabalho, com risos e gargalhadas, mas também com lágrimas. Ele tornou-se a realidade de toda uma equipe, de várias famílias, alegrando, então, a vida de outras pessoas, fazendo sonhar outros meninos e meninas.

COMPRAR

A peça toma como referência o Teatro de Revista, gênero popular do teatro brasileiro, para tratar da contemporaneidade, o percurso de destruição simbolizado pela pandemia de covid-19 e a sensação claustrofóbica de se viver entre escombros, metafóricos e reais, no Brasil dos últimos anos. O texto faz dessa referência histórica, e de muitas outras, como o romance A vagabunda, da escritora francesa Colette, o tarô e o cinema americano dos anos 50, um ponto de fuga para refletir sobre questões de gênero, mas também como comentário arguto sobre o cenário político e social brasileiro.

COMPRAR

Evocações da Arte Performática (2010-2013) é uma publicação trienal de performances ocorridas nos países onde a língua portuguesa é oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Este trabalho é inspirado tanto nas primeiras edições da revista de arte performática High Performance (1978-1997) como na catalogação anual Emergency Index, sendo ambas publicações feitas em língua inglesa.

COMPRAR

Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *