Confira nossa seleção de livros em comemoração ao Dia do Psicólogo!
Para além de uma bela coletânea de experiências, esta obra é o produto de uma trajetória de estudantes, usuários, profissionais e todos que ajudam a tecer a linda teia sobre as diferentes possibilidades e caminhos de se vivenciar as práticas em saúde mental. Uma Psicologia que sai dos muros da academia para ser vivenciada na prática, se deparando com os desafios da realidade e se superando em movimentos, descobertas e afetos, é o que esta rica leitura vai lhe proporcionar.
Considerações sobre suicídio no Brasil: teoria e estudo de casos, discute o tema suicídio e todos os desdobramentos e problemáticas que envolvem o assunto. Os autores dessa obra organizada, buscam em cada capítulo analisar e compreender o suicídio, considerando estudos de casos e experiências com pessoas que necessitam de cuidado. Além de pautar-se em estudos teóricos que auxiliam no desenvolvimento de estratégias para prevenção e cuidado, discutindo a importância do SUS nessa iniciativa, e outros programas e projetos necessários, para evitar os casos de suicídio na país.
Este livro emana do compromisso com a formação ético-política e representa uma jornada ininterrupta sobre inclusão, equidade e participação social. Os percursos coletivos resultam de pesquisas e experiências dos autores com textos inéditos, questões e reflexões conceituais e causais sobre vulnerabilidade social, colonialidade, decolonialidade, capacitismo e empoderamento. Analisa o controle social, as políticas públicas de modo dialógico a partir de saberes sobre a condição humana. As tessituras dos escritos despertam inquietudes que estão na superficialidade das relações e invisíveis em populações que resistem diante da violência estrutural.
A obra Diálogo entre Terapia do Esquema e Terapia Focada na Compaixão: contribuição à integração em psicoterapias cognitivo-comportamentais, como o próprio título indica, trata da integração entre Terapia do Esquema e Terapia Focada na Compaixão, instigando reflexões para sua aplicação na prática clínica.
Organizado em quatro capítulos, nos quais são apresentados fundamentos das terapias abordadas, bem como a associação teórica e aspectos técnicos existentes entre elas, o livro tem o objetivo de contribuir com a ideia de integração científica em psicoterapia, considerando a interseção entre as duas abordagens.
Esta obra coletiva apresenta reflexões críticas sobre os efeitos sociais que afetam a saúde mental atualmente, tão importante para a qualidade de vida dos sujeitos. O desamparo vivenciado é consequência da não percepção de nossa complexidade psicológica, psíquica e espiritual, não somente material, cartesiana, como o sistema preconiza. A perspectiva é a de que, tendo a “percepção de si”, seja possível construir ferramentas para superar as adversidades que afetam nossa saúde mental e a qualidade de vida.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!