Confira na fascinante obra de Michelle a trajetória de uma instituição escolar que forma jovens para se tornarem padres na região central do estado de Minas Gerais, a cidade de Diamantina.
Diamantina é uma cidade com riquezas históricas e culturais, esse estabelecimento de ensino foi criado em 1867 e comandado pelos padres lazaristas entre 1867 a 1964. O livro retrata o âmbito da história das instituições escolares com foco em apresentar as características internas do funcionamento do Seminário Sagrado Coração de Jesus no que tange ao formato dos cursos ofertados, à estrutura curricular, à formação dos professores e ao perfil dos alunos.
Além desses aspectos, a autora analisou a trajetória desse estabelecimento de ensino imbricada à história da própria cidade de Diamantina no período recortado para análise de 1950-1964. Com as transformações na política brasileira essa instituição também se modificou. Venha descobrir como essa alteração ocorreu entre 1950-1964.
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:
Na narrativa textual do livro, de uma forma sucinta, desvelamos a memória do passado através de documentos históricos de um Seminário cujo objetivo era o de incentivar meninos e jovens a se tornarem padres. A escrita da história aqui apresentada propiciará um debate democrático sobre a história da educação, tomando-se como ponto de partida e chegada à sociedade brasileira. A história aqui apresentada não se trata de uma simples instituição escolar, mas de uma instituição que, ao longo dos tempos, tem servido de parâmetros para diversos Seminários de formação de padres.