Confira hoje 5 motivos para ler a obra “A Cobiça do Poder – A Época da Independência em Goias eé Tocantins”, da autora Martha Victor Vieira
1.
Analisa a forma como ocorreram as disputas políticas em Goiás e no atual estado do Tocantins.
2.
Traz uma pequena biografia dos principais protagonistas dos conflitos que ocorreram nas Comarcas de Goiás e na de São João das Duas Barras.
3.
Relaciona os acontecimentos regionais e nacionais e aponta como a memória desses eventos foi apropriada na construção do Tocantins.
4.
Apresenta um estudo sobre o então governador das armas Raimundo José da Cunha Mattos, destacando suas posições sobre o processo de independência do Brasil.
5.
Discute a participação das camadas pobres nas tropas militares goianas.
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:
Na época da independência do Brasil, a cobiça do poder político provocou vários conflitos entre as elites regionais. Para ascender aos cargos públicos, os “homens ilustres” de Goiás/Tocantins tinham de obter o reconhecimento do governo imperial e do rol dos cidadãos ativos da província. Esse reconhecimento era obtido por meio da posse de recursos econômicos e da capacidade de mobilização militar das camadas subalternas, podendo advir também do domínio das letras e da função religiosa; de modo que a elite dirigente, da Comarca do Sul e do Norte, era recrutada entre os grandes proprietários, comerciantes, eclesiásticos e oficiais militares.