Estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará podem assinar documentos eletrônicos a partir da plataforma de Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEDU). O serviço, disponibilizado a membros de instituições que fazem parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFE) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi viabilizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC.
O ICPEDU oferece gratuitamente a emissão de certificados digitais pessoais que servem como uma identidade virtual para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais, tais como assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e autenticação em serviços on-line. Os certificados são disponibilizados de forma imediata, sendo válidos em todo o sistema acadêmico e de pesquisa brasileiro.
Para emitir o certificado digital, o interessado deve acessar a plataforma, escolher a instituição à qual pertence e informar login (CPF) e senha (a mesma utilizada para entrar no Sistema Integrado de Informações Institucionais – SI3). Em seguida, o usuário deve clicar em “emitir certificado” na página “Meu Certificado”, verificar e confirmar os dados apresentados, criar uma senha para o certificado e fazer o download do documento.
Os tutoriais com o passo a passo de como utilizar os serviços do ICPEDU estão disponíveis na sessão “Ajuda” da plataforma.
Fonte: UFC
Mais informações, acesse a matéria original aqui!