As proparoxítonas são uma das três classificações de palavras por posição de sílaba tônica. Apesar do nome complicado, elas são as mais fáceis de identificar e acentuar, pois possuem apenas uma regra de acentuação.
Então, o que são palavras proparoxítonas? Como identificá-las e acentuá-las? Por que algumas palavras parecem ser proparoxítonas, mas não são?
Confira as respostas a seguir!
O que são palavras proparoxítonas?
As palavras proparoxítonas são as que possuem a antepenúltima (terceira de trás para frente) sílaba tônica, ou seja, pronunciada com mais força. Elas possuem um acento agudo ou circunflexo que indicam a sílaba tônica.
Veja alguns exemplos:
- Abóbora
- Árvore
- Básico
- Científico
- Dinâmica
- Época
- Fanáfico
- Gótico
- Hóspede
- Ínterim
- Jornalístico
- Kartódromo
- Lâmina
- Matemática
- Número
- Ótima
- Proparoxítona
- Químico
- Ridículo
- Sílaba
- Título
- Utensílio
- Vítima
- Xícara
- Zoológico
Além das palavras proparoxítonas, existem palavras paroxítonas (penúltima sílaba tônica) e oxítonas (última sílaba tônica). Entretanto, cada uma delas possui regras diferentes de acentuação!
Quais as regras de acentuação das palavras proparoxítonas?
Sem dúvida, as regras de acentuação das palavras proparoxítonas são as mais fáceis em comparação com as oxítonas e paroxítonas. Como regra da língua portuguesa, todas as palavras que possuem a antepenúltima sílaba tônica recebem acento gráfico, que pode ser agudo ou circunflexo.
A única exceção são as palavras proparoxítonas de origem estrangeira. Por exemplo, os termos “superavit”, “performance”, “habitat” e “deficit” não possuem acento, pois são de origem inglesa.
Apesar disso, alguns gramáticos consideram que essas palavras podem ter acentos gráficos, pois foram aportuguesadas. Ainda assim, a escrita sem acento é mais aceita.
Prosódia e as palavras proparoxítonas
Embora sejam fáceis de acentuar, algumas palavras proparoxítonas têm sua pronúncia confundida. O mais comum é o erro de prosódia, ou seja, pronunciar a sílaba tônica errada de uma palavra; transformando uma paroxítona em proparoxítona e vice-versa.
Por exemplo, é muito comum ouvir a pronúncia da palavra paroxítona “filântropo”, com destaque para a antepenúltima sílaba, quando o correto é dizer “filantropo” (como se tivesse um acento circunflexo na penúltima sílaba).
Além disso, algumas palavras possuem dupla prosódia, ou seja, podem ser pronunciadas corretamente com sílabas tônicas diferentes, tendo ou não o mesmo significado. Nesse caso, uma mesma palavra pode ser paroxítona proparoxítona ao mesmo tempo.
Veja alguns exemplos:
- Exército (conjunto militar) — “Eu me alistei no exército”
- Exercito (primeira pessoa do singular do verbo “exercitar”) — “Eu me exercito todos os dias”
- Lâmina (instrumento cortante) — “Minha lâmina de barbear quebrou”
- Lamina (terceira pessoa do singular do verbo “laminar”) — “Ele lamina metais como ninguém”
- Médico (profissional da saúde) — “Eu fui ao médico”
- Medico (primeira pessoa do singular do verbo “medicar”) — “Eu não me medico sozinha”
- Trânsito (circulação) — “Hoje de manhã estava muito trânsito”
- Transito (primeira pessoa do singular do verbo “transitar”) — “Eu transito entre as cadeiras da sala”
De fato, as palavras proparoxítonas são as mais simples de identificar e acentuar. Afinal de contas, todas possuem acento gráfico na antepenúltima sílaba. A única exceção são as palavras de origem estrangeira. Então, para não errar, basta ficar atento aos erros de prosódia e a dupla prosódia.
Achou interessante? Não esqueça de acompanhar o blog para mais dicas como essa!