Conteúdos Paco,  Serviço

Docência na Educação Superior: formação e prática

O livro, Docência na Educação Superior: formação e prática, nasceu do esforço conjunto de sistematização de produções oriundas das discussões e pesquisas produzidas na disciplina “Docência do Ensino Superior” ministrada por mim no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Os autores estão constituídos de professores pesquisadores da UnB, da UFMS, da rede de ensino do DF e estudantes de doutorado, mestrado e de graduação em Pedagogia. A obra está organizada em 3 partes:

  1. Docência no ensino superior;
  2. Formação de professores,
  3. As práticas na docência superior.

Os capítulos abordam sobre temas como o histórico da Universidade brasileira, a hospitalidade entre professores e alunos, Educação a Distância, competências, políticas públicas de educação, ludicidade na formação do pedagogo, a formação do coordenador pedagógico, a aula no ensino superior, formação e práticas do professor da educação infantil dentre outros temas.

A docência na educação superior é uma temática que merece bastante atenção tendo em vista as transformações que vem ocorrendo na sociedade contemporânea advindas do avanço científico e tecnológico, bem como da pandemia da COVID-19 que provocou mudanças profundas na sociedade, em especial, no desempenho, atuação e formação do docente universitário. Portanto, julgo esta obra de grande valia para os interessados em educação e em docência na educação superior, especialmente em tempos como os que atualmente vivemos no Brasil e no mundo.

Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:

A obra Docência na educação superior: formação e prática, organizada por Otília Maria A. N. A. Dantas, é o resultado de produções desenvolvidas sob o âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Profissão Docente: formação, saberes e práticas e é fruto da disciplina “Docência do Ensino Superior”, ministrada pela organizadora desta obra na pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Estruturado em dezessete capítulos distribuídos em três partes, o livro aborda pesquisas focadas em temas como o histórico da Universidade brasileira, a hospitalidade entre professores e alunos, EaD, competências, políticas públicas de educação, ludicidade na formação do pedagogo, entre outros.

COMPRAR

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *