Assim como a construção de outros tipos de idiomas, a língua portuguesa possui especificidades as quais estão relacionadas à escrita e ao sentido dos seus termos.
Em suma, é possível dizer que a língua portuguesa possui algumas “pegadinhas” quanto ao emprego de algumas palavras e, portanto, é necessário atenção para não confundir-se.
Um exemplo que pode ser citado são as palavras “tachar” e “taxar”, que costumam gerar dúvidas com relação aos seus sentidos devido às similaridades que possuem entre si. Apesar de possuírem diferenças no que diz respeito à escrita, a pronúncia destes termos é semelhante.
No entanto, é válido ressaltar, que apesar de serem pronunciadas da mesma forma, esses termos possuem significados completamente diferentes e, por consequência, são utilizados em contextos não similares.
Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e a não errar quanto ao uso destas palavras, preparamos este conteúdo. Confira a seguir as diferenças entre os termos “tachar” e “taxar” e veja alguns exemplos práticos com relação aos contextos que devem ser utilizados:
Saiba como e quando usar o termo “tachar”:
Em suma, a palavra “tachar” está relacionada ao ato de colocar defeito, de censurar ou de acusar algo e/ou alguém. Sendo assim, este termo deve ser utilizado em momentos cuja intenção se volta a algum tipo de repressão ou necessidade de indicação sobre uma qualidade negativa.
- Veja alguns exemplos:
1. Fui tachada de mal educada pela minha mãe por não ter cumprimentado a visita.
2. Minha professora foi ignorada pela diretora da escola e foi tachada de sem noção por lutar em prol dos direitos das mulheres.
3. Durante a apresentação do meu Trabalho de Conclusão de Curso, fui tachada de baderneira por ser à favor da subversão e do direito à liberdade de expressão.
Saiba como e quando usar o termo “taxar”
Ao contrário do termo “tachar”, a palavra “taxar” está relacionada ao ato de aplicação de tarifas e tributos, ou seja, corresponde à ação de cobrar um determinado valor correspondente a um produto e/ou serviço. Sendo assim, essa palavra é utilizada em situações ou contextos que requerem a necessidade de indicação de uma cobrança financeira.
- Veja alguns exemplos:
1. Comprei um computador e dois fones de ouvido através de um site de produtos eletrônicos que importa mercadorias dos Estados Unidos, mas fui taxada assim que o produto chegou ao Brasil.
2. A empresa de transporte do meu cunhado cobra uma taxa fixa para transportar mercadorias para grandes e pequenos mercados.
3. Para usar plataformas de streamings eu preciso pagar uma taxa fixa que é cobrada mensalmente para usar os serviços.
Agora que você já sabe a diferença de significado entre as palavras “tachar” e “taxar”, não há mais desculpas para não empregá-las de forma correta, ok?
Para mais informações sobre o uso da língua portuguesa, continue acessando o nosso site para conferir mais conteúdos como esse. Ah, e se caso conhecer alguém que compartilha da mesma dúvida, não se esquece de trocar conhecimento e de compartilhar estas informações. Até a próxima!