A formação no ensino superior vai muito além do conhecimento adquirido dentro da sala de aula. Os três pilares da universidade pública – o Ensino, a Pesquisa e a Extensão – proporcionam aos alunos uma formação ampla, cidadã, ética e social. A participação no Programa de Educação Tutorial, o PET, é uma das maneiras dos estudantes colaborarem com a efetivação do compromisso da universidade com a comunidade, como destaca a professora-tutora do PET Engenharias da Unicentro, Daniele Ukan.
Unicentro é uma das instituições de ensino credenciadas no programa, que é regulamentado pelo Ministério da Educação, desde 2005. O PET é composto por grupos de estudantes que, através da tutoria de um docente, desenvolvem atividades práticas, pedagógicas e de extensão. Atualmente, a Unicentro conta com oito grupos PET, vinculados a diferentes cursos da graduação: o PET Engenharias, o PET Agronomia, o PET Química, o PET Física, o PET Filosofia, o PET Geografia, o PET Letras e o PET História.
Sediados nos câmpus Santa Cruz, Cedeteg e Irati, os programas, juntos, envolvem mais de 90 graduandos, entre alunos bolsistas e voluntários. Os petianos, segundo a professora-tutora do PET Agronomia, Cacilda Márcia Duarte Rios Faria, conseguem aproveitar ao máximo das oportunidades oferecidas pela graduação.
Uma das ações realizadas em conjunto pelos grupos PET é o TamPET, que arrecada tampas plásticas e tem o lucro revertido para instituições de assistência social. “São doadas ao SOS [instituição de longa permanência para idosos, localizada em Guarapuava] ou são vendidas para compra de cesta básica em instituições de caridade da cidade”, conta a professora-tutora Cacilda.
Além do viés social, o PET incentiva os alunos a desenvolverem pesquisas científicas e fornece o apoio necessário através de encontros de grupos de estudos.
Fonte: G+
Achou interessante? Clique no link e sabia mais sobre o Programa.