Durante quatro dias, de 30 de agosto a 2 de setembro, o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas vai promover a Semana de Envolvimento para fortalecer os laços de afeto e despertar o sentimento de pertencimento de todas as pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica. A ideia é ampliar a relação com os demais integrantes da sociedade civil numa ação de extensão diversificada, com atividades científicas, artísticas, sociais e culturais, que conta com a parceria da Prefeitura de Arapiraca.
Para participar, os interessados devem fazer inscrição, preenchendo formulário on-line, até 30 deste mês, para todas as atividades. Esse procedimento é importante para emissão do certificado pela Ufal com carga horária de 20 horas.
As ações vão acontecer nos três horários, em vários locais do campus – auditório, pátio da Biblioteca, Bloco das Coordenações, cantina, piscina, entre outros – e na cidade – no palco da Praça do Artesanato e na Casa de Cultura. Além da alvorada ecumênica, haverá aulão de yoga, alongamento, ações de saúde em conjunto com a Secretária Municipal de Saúde, como testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão e glicemia capilar, exibição de filmes e cine debate, Talk Science, festival gastronômico e muito mais.
Durante a semana, também vão acontecer a Feira de Agroecologia e Economia Solidária, o Feirão da Edufal e a mostra fotográfica: Povo – Manifestação – Ato de luta por direitos, de Adriano Arantos. Quem quiser, pode colaborar com a campanha de doação de alimentos não perecíveis que será revertida para o grupo de mulheres Xucuru Kariri Magia da Terra, de Palmeira dos Índios.
A programação conta com 84 atividades, com participação de docentes, alunos e técnicos, ou seja, toda comunidade universitária. De acordo com o coordenador de extensão do Campus Arapiraca, Leonardo Leal, que está à frente da organização do evento, essa será uma ação que envolve todas as áreas do conhecimento. “Essa será uma ação do campus como um todo, envolvendo todas as áreas do conhecimento dos nossos cursos, além de contar com a parceria de várias outras organizações da sociedade civil. Teremos palestra do reitor Tonholo [Josealdo, reitor da Ufal], da vice-reitora Eliane Cavalcanti e muito mais”, anunciou.
A expectativa do professor é que a Semana de Envolvimento recupere e fortaleça laços de afeto, de envolvimento, de participação e de engajamento da comunidade acadêmica. “Queremos movimentar a vida universitária e também fortalecer a relação da Universidade com os demais membros da sociedade. Por isso, as atividades vão ser realizadas por quem faz parte da Ufal e por pessoas lá fora, representantes da comunidade do Agreste alagoano, pessoas que têm reconhecida atuação em suas áreas e especialidades”, acrescentou Leal.
E reforça: “É a Universidade Federal de Alagoas aqui no agreste alagoano, demonstrando que, mesmo nesses mais de dois anos de pandemia da covid-19, após suspensão e retorno das atividades acadêmicas, mantém seu potencial de ações e realizações, de mobilização e de engajamento. Vamos mostrar o potencial da Ufal, sua força e seu compromisso com a produção científica e cultural. Esse evento vai servir, justamente, para recuperar nossos laços de envolvimento e de participação”.
Vários segmentos da sociedade estarão representados neste evento. “Esperamos uma grande mobilização e participação de toda nossa comunidade acadêmica. É para isso que estamos preparando essa programação tão diversa”, finalizou.
Fonte: UFAL
Saiba mais sobre a programação completa clicando no link